PANEGERÍCO A SÃO FRANCISCO DE ASSIS

“tudo vale a pena se alma não é pequena” (F. Pessoa)

Tinha ele o carisma de atrair multidões. Todos queriam ouvi-lo. Suas palavras espalhavam um perfume, que inebriava e amaciava o âmago daqueles que o ouviam. As palavras que saíam de sua boca nos deixavam perplexos, pois faziam-nos voltar para dentro de nós mesmos. Naquele olhar singelo, amigo, humilde residia toda a sabedoria do amor, do perdão, da solidariedade, da justiça, da misericórdia.

Descendente de família abastada, tinha toda a regalia que não encontramos nos jovens, filhos da pobreza extrema.

Um dia, desfez-se de toda aquela riqueza, repartiu tudo que herdara com aqueles que mais necessitavam; com aqueles rejeitados pela sociedade; repartiu tudo com os que passavam fome e sede, dando-lhe de comer e de beber.

Amava a natureza e nem sabia que seria ele o precursor da luta pela defesa da fauna e da flora. Há oito séculos não imaginava ele que teria pelo planeta multidão de seguidores. Gente também desprovida de vaidade; gente amante da flora e da fauna.

Percorreu aldeias, dando provas de amor aos pássaros, às árvores, às florestas, ao mar. Sou seu fã, ele é meu ídolo, não importa que nomes lhe tenham dado: das Chagas, de Canindé, de Assis. Seu valor não está no corpo, tabernáculo da alma, mas na alma, pois sua alma não foi e nem é pequena.

Mês de outubro é dele, é mês de São Francisco, por isso, o veneremos. Por isso, rezemos ou cantemos esta oração:

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

Onde houver dúvida, que eu leve a fé;

Onde houver erro, que eu leve a verdade;

Onde houver desespero, que eu leve a esperança;

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais

Consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois, é dando que se recebe,

é perdoando que se é perdoado,

Raimundo de Assis Holanda Holanda
Enviado por Raimundo de Assis Holanda Holanda em 16/06/2018
Código do texto: T6366080
Classificação de conteúdo: seguro