PROFESSOR GARCIA ESTAMOS JUNTOS

Papai sentenciou-me, que no ano seguinte, que seria o de 1972, eu deveria começar a trabalhar durante o dia e estuda à noite.

Alguns dias depois da sentença, um familiar, em conversa com papai, recomendou-lhe que me pusesse na Academia de Polícia Militar.

Eu franzino, 1,62 m, 56 kg, segundo ele, não passaria no concurso.

Mais uma recomendação, para que me apresentasse no estádio Ramiro Souto, pois havia lá, um profissional de educação física, que realizava avaliação e preparava o treinamento, para quem quisesse.

No início de março, lá fui eu, duas vezes por semana, depois que saia da escola, trinava 90 minutos.

No final do ano realizei o exame intelectual, o médico, as provas físicas, sendo julgado aprovado. Em 1974, de passagem pelo estádio, perguntei pelo professor Garcia. A informação foi, que ele estava na Alemanha especializando-se.

No ano seguinte, participei de eliminatórias, para integrar a equipe de atretismo do Sport Club Internacional, para minha surpresa, lá estava o mesmo professor, que eu conhecera no Ramiro Souto.

Foram dois anos como atleta amador do Internacional, treinado pelos Alceu Vernieri Vaz e o já conhecido Garcia.

Já no interior do Estado, mais precisamente em Rio Pardo, abandonei o atletismo, pelo futebol.

Passados muitos anos, em Porto Alegre reencontrei o professor Garcia, já como vereador e assim, de longe acompanhava o trabalho dele em prol do esporte e de nossa terra natal.

Num percalço do destino o professor Garcia sofreu um acidente e recupera-se. Daqui, de longe, tenho pedido por ele e hoje dando uma espiada no perfil da filha dele, tive a grata satisfação em ver o avanço na recuperação. Emocionei-me, quando ele disse que a meta é voltar a caminhar neste 2019.

Nesta pequena homenagem à uma das pessoas que participou da minha conquista, tanto em ter passado no concurso, como nas alegrias no atletismo, acredito, que todos nós, que um dia fomos orientados pelo professor Garcia e pelo saudoso professor Vaz somos gratos e torcemos pela meta dele neste ano!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 27/01/2019
Reeditado em 27/01/2019
Código do texto: T6560350
Classificação de conteúdo: seguro