Paul Simon & Art Garfunkel

              Uma das melhores e mais competentes duplas da música folk de todos os tempos, na minha opinião.
              Ambos de famílias judáicas de N.York  ( reduto de judeus nos EUA),  se conheceram no colégio aonde estudavam quando ainda tinham 13 anos.
              Simon,  tímido e pequeno ,sofria "bullying" dos garotos maiores se fechando cada vez mais na instrospecção e em seu pequeno mundo musical, mas era muito talentoso.  Garfunkell, se aproximou dele buscando resgatá-lo com certa proteção, um misto de amizade e piedade, um sentimento que ( convenhamos), não é o melhor que se deve ter, mas na adolescência não entendemos isso.
                Descobriram algo em comum ; a música e a arte de criar, passando a se apresentar no próprio colégio , um dueto afinado chamado de Tom & Jerry, relativo à diferença de altura dos dois.
                Seu primeiro grande sucesso foi a famosa " The Sound of the Silence" - Lindíssima . Dessas músicas que arrepiam até hoje, de autoria de Simon.
                O que mais encanta na dupla é a afinação e alegância em acordes limpos e com arranjos simples, próprios do folk. 
                Depois vieram outras belas canções; " The Boxer" , a ritmada " Cecília",  a adaptação da canção andina " El Condor Pasa" ( maravilhosa), " Mrs Robinson " e o inesquecível clássico " Bridge over trouble water ", também gravada por Elvis Presley.
                Simon , pequenino no palco com seu 1,60m e Garfunkel bem maior , apesar da estatura média de 1,75m , parecendo uma desarmonia visual, mas aos primeiros acordes não haviam mais diferenças, tudo era encanto.
                A primeira grande briga da dupla ocorreu em 1969, quando gravaram " Bridge over troubled water", pois Simon que era o compositor,  queria ser a voz principal mas a gravadora " acertadamente" não permitiu, já que o alcance vocal de Garfunkel era superior , com isso atrasou muito a gravação, e entre idas e vindas gravou-se como a gravadora queria.
                 Simon era assim, tinha " complexo de Napoleão", segundo Garfunkel, era difícil de lidar e perfeccionista, a última palavra tinha que ser sempre a dele, não admitindo que seu parceiro deveria fazer a primeira voz. 
                 De 1970 até hoje foram vários encontros , todos maravilhosos. Quem não se lembra do show no Central Park para 500 mil pessoas na década de 80 ? - Foi demais !
                 Hoje são dois velhotes teimosos que vivem as turras mas cantando juntos de vez em quando, como se música fosse seu único e velho aliado.
               

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 05/04/2019
Código do texto: T6615909
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.