Dia das crianças(todo dia é dia!)

DIA DAS CRIANÇAS

Lembro-me de fatos de minha infância até melhor que acontecimentos recentes.

Ainda em Piraju, nos meus 6 ou 7 anos idade, ganhei de meus padrinhos de batismo um chapéu estampado em xadrez, como usado pelos adultos da época, um “Ramenzoni” próprio para crianças. Também ganhei uma imagem de São Marcelino como presente de meu aniversário a 08 de abril. Este santo católico é reverenciado pela Igreja em 06 de abril, dia de sua morte, provocada pelo excesso ininterrupto de trabalho à frente da “Sociedade de Maria” posteriormente a Ordem dos Irmãos Maristas. É considerado o padroeiro dos professores e da educação, precursor dos métodos pedagógicos atuais que excluem todo tipo de pressão e castigo ao educando. É o “Santo da Escola”

Por analogia e também pensando na comemoração do “Dia das crianças” mais uma situação me leva a esta narrativa. Ainda nesta época nós íamos à missa dominical e após o oficio religioso corríamos ao cinema próximo à igreja, o Cine Jardim, onde sempre tinha filmes dirigidos a pequeninos, aos domingos de manhã.

Naquele domingo exibiu-se a película de produção espanhola “Marcelino pan y vino”, em preto e branco. Uma belíssima lenda cristã transportada para uma produção do tipo comédia religiosa, na verdade um drama que revelava e ensinava o amor a Deus.

O enredo mostrava de inicio um padre franciscano que contava a uma menina doente a lenda de Marcelino. E a lenda dizia que uma criança foi abandonada à porta de um mosteiro e os frades franciscanos, por mais que procurassem pais adotivos ao menino não conseguiram, ficando ele sob os cuidados dos religiosos.

O menino cresceu então no mosteiro e se revelou um “pestinha” de tanta estripulia que fazia. Dotado de fértil criatividade tinha amigos imaginários que o auxiliavam a suportar a solidão e o silêncio do lugar. Com o tempo Marcelino despertou a curiosidade dos frades pelas estórias e traquinagens que fazia revelando desta forma a magia e arte, o poder milagroso da inocência de uma criança.

Marcelino via os frades em oração e ouvia a dedicação a Maria Santíssima. Esta situação despertou nele o desejo de encontrar a sua mãe. Um dia, entre suas artes, escondeu-se no sótão do mosteiro, onde encontrou um crucifixo. De imediato sua imaginação o conduziu a diálogos com o novo amigo. Enfim, esta película termina com a cruz de Jesus sobre o colo do menino sem vida e sua viagem com os Anjos de Deus indo ao encontro de sua mãe. Digo que marcou minha infância e meu aprendizado reforçando a crença no poder de Deus. Também revela um mundo de situações nostálgicas, me leva ao meu modo ingênuo de criança que perdi com o decorrer do tempo, acho que todos perderam.

Mas... O dia das crianças chegou para o ano 2.019 e se ainda guardamos nosso modo de criança, a idade que temos não nos afeta e nem quebra a magia do dia. Portanto, à você que mantém a juventude no teu espírito: “FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!!!!!!!!!!!”

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------