Texto de agradecimento (Professor Homenageado)

Caros formandos,

Eu me sinto lisonjeado pela turma do curso de letras do ano de 2015 por ter escolhido o meu nome para constituir parte da identidade do percurso acadêmico de vocês. Sou grato pela oportunidade que tive para construir a atividade do sumo bem: o saber na sala de aula.

Lembro-me de que nossos encontros, ao longo da disciplina RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE PORTUGUÊS, renderam muitas reflexões, por meio das quais alguns puderam revisitar a sua própria história de vida. Trabalhamos a linguagem multimodal e discutimos acerca da inserção dos recursos tecnológicos na sala de aula, com um objetivo específico: propor novas metodologias de ensino de língua que contemplem a realidade dos alunos do ensino básico.

Gostaria de ressaltar um dos fatores que mais me chamou a atenção na apresentação do trabalho final da disciplina: a coragem de cada um de vocês para relatar uma dor, uma aflição ou uma angústia. Parece que atingimos a ferida da alma. Um dos primeiros passos para a cura dessa ferida foi a externalização de um problema.

Essa externalização não se deu forma aleatória, e sim foi motivada por alguns clássicos da literatura universal. Essas obras funcionaram como um espelho, semelhante ao límpido riacho de Narciso, em que cada um teve a oportunidade de mergulhar de forma profunda em seu próprio ser. A diferença entre o mito de Narciso e a história de vocês é que vocês puderam retornar para as suas próprias realidades, como sujeitos mais conscientes de seus atos.

Por esse motivo, caros formandos, hoje, eu gostaria de fazer um simples pedido a vocês, que não é um pedido simples. Gostaria de que vocês desenvolvessem em si a sensibilidade para produzir atividades didático-pedagógicas que sejam capazes de possibilitar aos seus alunos reflexões sobre a própria história de vida deles.

Façam da língua portuguesa uma ferramenta de construção do conhecimento, pois foi por meio dela que tivemos a oportunidade de, hoje, estarmos aqui; é por meio dela que temos o privilégio de exercer nossa função com dignidade e será por meio dela que teremos a possibilidade de alcançar as feridas da alma de nossos alunos. Um conto, um poema ou uma obra literária funcionam muito bem como um procedimento de anamnese.

E para concluir, gostaria de desejar a cada um de vocês, caros formandos, força, coragem e sensibilidade, pois o mundo que espera por vocês comporta-se de modo estranho, mas não façam disso grandes obstáculos. Tenham maturidade e paciência. Seguir adiante com humildade é sempre o melhor caminho. Sem mais delongas, eu parabenizo a turma de letras do ano de 2015 que, hoje, carinhosamente, escolheu ser chamada Robson Rua.

Muito obrigado!