Contardo Calligaris morreu! (30.mar.2021) aos 72 anos(São Paulo). Várias notícias em: g1@newsletterg1.globo.com

"Chefes das Forças Armadas deixam cargos; tentativa de ampliar poderes de Bolsonaro na pandemia fracassa na Câmara; Brasil tem 3.668 mortes por Covid em 24h "

G1 <g1@newsletterg1.globo.com>

VARIAS NOTÍCIA ABAIXO EM:

Adicione g1@newsletterg1.globo.com aos seus contatos.

GLOBO COMUNICACAO E PARTICIPACOES S A,

AV. DAS AMÉRICAS, 700, RJ, RIO DE JANEIRO, RJ, 22640100, Brasil

"Um dia após a saída de Fernando Azevedo e Silva do Ministério da Defesa, os comandantes das três Forças Armadas deixam os cargos. Eles pretendiam fazer pedido de demissão conjunto, mas Bolsonaro se antecipou e determinou a saída dos três. Uma tentativa de ampliar os poderes do presidente na pandemia fracassa na Câmara; opositores apontam intenção de 'golpe'. E o Brasil volta a bater recorde de mortes por Covid em 24 horas: foram mais 3.668 vidas perdidas.

Eu sou Perla Rodrigues, editora do G1, e esses são alguns destaques desta terça-feira até agora.

Ministério da Defesa anuncia saída dos comandantes das três Forças Armadas

Um dia após o general Fernando Azevedo e Silva ter deixado o Ministério da Defesa, a pasta anunciou a saída dos comandantes das três Forças Armadas: Antônio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica), Edson Pujol (Exército) e Ilques Barbosa (Marinha). Na nota, o ministério não informou o motivo da saída nem anunciou os substitutos.

Os comandantes pretendiam apresentar um pedido de demissão conjunto, mas o presidente Jair Bolsonaro se antecipou e determinou a saída deles, segundo apurou o blog do Camarotti. É a primeira vez desde 1985 que os comandantes das três Forças Armadas deixam o cargo ao mesmo tempo sem ser em período de troca de governo.

Hamilton Mourão: 'Pode botar quem quiser, não tem ruptura institucional'

Políticos repercutem: 'Bolsonaro está cada vez mais parecido com Chávez'

Líderes decidirão se Braga Netto será chamado para explicar trocas, diz Pacheco

'Não temos partido': as frases de Edson Pujol, que deixa comando do Exército

Octavio Guedes: generais não quiseram seguir tentação golpista

Valdo Cruz: substitutos vão dizer qual é a intenção do presidente

Natuza Nery: Braga Netto agiu para evitar imagem de rompimento

Congresso

A tentativa de ampliar os poderes do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia fracassou na Câmara dos Deputados. O líder do PSL na Casa, Vitor Hugo (GO), não conseguiu pautar o projeto sobre 'mobilização nacional'. O mecanismo, previsto na Constituição, foi regulamentado em lei específica para o caso de agressão estrangeira. Parlamentares de oposição afirmam que a proposta é tentativa de 'golpe' e de concentração 'absoluta' de poderes nas mãos do presidente.

Julia Duailibi: projeto tinha como objetivo servir à guerra do presidente

'Maior crise', 'pressão': reforma ministerial repercute no exterior

Quem é Flávia Arruda, nova ministra do governo Bolsonaro

Avanço da Covid

Com 3.668 vidas perdidas em 24 horas, o Brasil voltou a bater a pior marca diária na pandemia. A um dia do fim do mês, março já tem quase o dobro de mortes por Covid registradas em julho de 2020, que era o pior mês da crise sanitária no país. O total de óbitos chega a quase 318 mil e os casos passam de 12,6 milhões.

Na capital paulista, o segundo maior cemitério fechou temporariamente por falta de sepulturas. A informação é de funcionários do serviço funerário e de familiares de vítimas da doença que não conseguiram enterrar seus parentes no local. Nesta terça, o estado de SP bateu um novo recorde de mortes em 24 horas: 1.209.

'Profissão Repórter' mostra colapso do sistema de saúde em SP

Sem profissionais de saúde, Rio mantém 1,3 mil leitos fechados

Vacinação

A Fiocruz e o Instituto Butantan preveem entregar 27 milhões de doses de vacinas contra Covid em abril, mesmo sem receber novos lotes de insumos importados. A previsão considera apenas o que pode ser envasado com matéria-prima que já foi importada.

Nesta terça, o Ministério da Saúde incluiu na lista de prioridades pessoas com HIV entre 18 e 59 anos. Este grupo deve ser vacinado após o término da imunização de idosos de 60 a 64 anos.

Rio amplia vacinação de profissionais de saúde; veja calendário

Fiocruz vai pedir à Anvisa para testar vacina em crianças

Anvisa nega certificação de boas práticas a empresa da Covaxin

Vacinação clandestina: PF faz buscas na casa de enfermeira

Volta do benefício

A partir de 1º de abril, os trabalhadores vão poder consultar no site da Dataprev se têm direito à nova rodada do auxílio emergencial. O retorno do benefício será em quatro parcelas, com valores específicos conforme o perfil de quem recebe. A média é de R$ 250, mas pode variar de R$ 150 a R$ 375, a depender da composição de cada família; tire dúvidas.

Banco Central autoriza transferências bancárias pelo WhatsApp

Vaga no Supremo

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, anunciou que vai se aposentar em 5 de julho. Ele completa 75 anos em 12 de julho, e enviou ofício à presidência do STF formalizando sua saída. Marco Aurélio disse esperar que o presidente Jair Bolsonaro aguarde ele deixar o tribunal para indicar o substituto para a vaga."

Adicione g1@newsletterg1.globo.com aos seus contatos.

GLOBO COMUNICACAO E PARTICIPACOES S A,

AV. DAS AMÉRICAS, 700, RJ, RIO DE JANEIRO, RJ, 22640100, Brasil

____________

"Psicanalista mais conhecido do país, Contardo Calligaris morre aos 72 anos

Autor de uma das colunas mais lidas da "Folha de S.Paulo", Contardo perdeu a luta contra um câncer. “Espero estar à altura”, teria dito pouco antes de morrer "

Por Daniel Salles

Publicado em: 30/03/2021 às 14h34

Alterado em: 30/03/2021 às 20h21

FOTO + LEGENDA: Autor de uma das colunas mais lidas da "Folha de S. Paulo", Contardo nasceu em Milão e vive no Brasil há mais de vinte anos; causa da morte não foi divulgada (Instagran/Divulgação)"

https://exame.com/casual/contardo-calligaris-morre-aos-72-anos/

__________

30.mar.2021 (terça-feira) - 18h58

Atualizado: 30.mar.2021 (terça-feira) - 19h26

"O psicanalista, escritor e dramaturgo italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris morreu nesta 3ª feira (30.mar.2021) aos 72 anos em São Paulo. A informação foi confirmada por seu filho, Maximilien Calligaris, em uma publicação feita em seu perfil no Instagram.

Contardo estava internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo. Fazia tratamento contra um câncer.

Na rede social, Maximilien relembrou uma frase do pai ao sentir que estava próximo da morte: “Espero estar à altura”.

QUEM FOI CONTARDO CALLIGARIS

Contardo Luigi Calligaris era psicanalista, escritor e dramaturgo. Nasceu em Milão, na Itália, em 1948. Morou na Suíça, onde cursou Epistemologia Genética.

Também viveu nos Estados Unidos e na França, onde se dedicou ao doutorado em Semiologia, com Roland Barthes, um dos maiores linguistas de todos os tempos. Foi nessa época que começou a fazer análise e passou a se interessar por psicanálise.

O psicanalista teve o 1º contato com o Brasil em 1986, quando veio ao país dar palestras sobre seu primeiro livro: “Hipótese sobre o fantasma”.

Era doutor em psicologia clínica pela Universidade de Provença. Foi colunista da Folha de S.Paulo por 22 anos onde escreveu sobre psicanálise, filmes, peças e livros.

Nesse período, diminuiu o rigor científico de seus textos e se transformou em um observador da cultura e dos comportamentos dos brasileiros. Fez análises do cotidiano, combinando tons de acidez com bom humor.

O escritor e psicanalista publicou seu último texto no jornal em 17 de fevereiro de 2021. Abordou o fim do governo Trump nos Estados Unidos.

FALOU SOBRE O MEDO DA MORTE

Há pouco mais de 10 meses, em 12 de junho de 2020, o psicanalista concedeu entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, apresentador do Poder em Foco, programa produzido numa parceria editorial entre o Poder360 e o SBT. A parceria foi encerrada em outubro de 2020.

Contardo afirmou que é “uma coisa ótima” ter consciência de que a morte vai ocorrer. Na entrevista, o escritor refletiu sobre a morte em decorrência do coronavírus: “A morte, no caso da Covid, é especialmente apavorante, porque não é só a morte, é 1 tipo de solidão na morte à qual nós não estamos acostumados”.

“Claro, para quem morre não faz muita diferença ter velório ou não ter velório. É mais para os outros. Mesmo assim, para o cara que pensa na sua morte, a ideia que seja uma morte solitária, dentro de 1 hospital, onde os familiares não podem entrar, sem passar por 1 velório, de caixão fechado, sem ninguém no enterro, é uma morte especialmente solitária”.

Assista ao trecho em que Contardo fala da morte (1min31seg):

Na entrevista, Contardo disse acreditar que o contato físico entre as pessoas continuará menor no período pós-pandemia. Ele afirmou, no entanto, que as relações entre os brasileiros poderão ficar mais “limpas e verdadeiras”. De acordo com Contardo, “o pretenso suposto afeto infiltra as relações”.

Assista à íntegra da entrevista no vídeo a seguir (45min38seg):

REPERCUSSÃO

Nas redes sociais, artistas prestaram homenagens ao psicanalista. Entre eles, a cartunista Laerte Coutinho:

A cineasta brasileira Petra Costa citou uma frase de Contardo: “Imagine nossa vida como uma breve passagem por um circuito de montanhas- russas. Quem atravessasse a experiência anestesiado, sem gritos, pavor e risos, teria jogado fora o dinheiro do bilhete”. "

_____________

https://www.poder360.com.br/brasil/contardo-calligaris-escritor-e-psicanalista-morre-aos-72-anos/#:~:text=O%20psicanalista%2C%20escritor%20e%20dramaturgo, 72%20anos%20em%20S%C3%A3o%20Paulo.&text=Contardo%20estava%20internado%20no%20Hospital e Fazia%20tratame
Enviado por J B Pereira em 31/03/2021
Reeditado em 31/03/2021
Código do texto: T7220551
Classificação de conteúdo: seguro