Antônia Lourenço de Mesquita – 75 anos de Memórias e Conquistas

Antônia Lourenço de Mesquita, ou como carinhosamente é chamada “dona Antônia”, nasceu em 12 de janeiro de 1947, no município de Itapuranga, estado de Goiás, filha dos produtores rurais Pedro Lourenço Bastos e Adelina Alves da Silva. É a caçula e teve uma única irmã: Luiza, oito anos mais velha.

Seus pais eram donos da Fazenda Peroba, uma bela propriedade rural situada perto da cidade de Uruana, onde ela teve uma infância feliz.

Ela guarda boas lembranças dos seus primeiros anos, em especial das romarias de carro de boi que fez com seus familiares para participar do festejo de Trindade na década de 1950. Inclusive, foi em Trindade que ela foi batizada na centenária igrejinha, bem no centro da cidade.

Seus pais desejavam um futuro promissor para a menina. Queriam que ela fizesse faculdade de Farmácia. Assim, com apenas 07 anos, a garotinha Antônia foi levada por seu pai Pedro para estudar no Instituto Auxiliadora de Silvânia, uma ótima escola fundada em 1932, administrada pelas freiras Salesianas, que funcionava no sistema de internato, atendendo exclusivamente meninas e moças. Foi uma fase importante de sua infância.

Em Silvânia, além de estudar e brincar, Antônia fez a primeira comunhão. Era uma boa aluna e tinha várias amigas. Tudo corria bem...

Mas uma grande reviravolta aconteceu em sua vida.

Seu pai Pedro faleceu inesperadamente por causa do mal de Chagas. Antônia ficou órfã aos 10 anos de idade. Foi uma dor tremenda que abalou toda família.

Dali em diante, Antônia e sua mãe Adelina tiveram que se virar sozinhas.

Os anos se passaram, a menina cresceu, tornou-se uma jovem linda, de pele alva, cabelos castanhos, rosto de traços delicados e olhos encantadores.

Era uma moça prendada, de família, que tinha boa educação. Quando completou 16 anos, começou a pensar em se casar.

No meio de tantas possibilidades, ela escolheu o “Dom Juan” da cidade. Seu pretendente era um homem alto, boa pinta, cheio de prosa, que gostava de festa e tinha fama de paquerador.

Foi um relacionamento meteórico, extremamente rápido. Em apenas três meses já estavam subindo ao altar.

Em 27 de abril de 1963, Antônia se casa com Bolivar Rosa Mesquita, filho dos comerciantes Sebastião e Rosenda Mesquita. A cerimônia ocorreu na Igreja Matriz de Uruana. A festa foi muito bonita.

O relacionamento de Antônia e Bolivar, desde os primeiros instantes, foi marcado por emoções inesperadas, fortes e intensas. Logo a família aumentou com a chegada do primeiro filho.

Não demorou muito e a casa foi enchendo. Aos 19 anos já tinha três filhos.

Pouco tempo depois de casados, Antônia e Bolivar se mudaram para o Norte Goiano, para recomeçar a vida no município de Arapoema. Fizeram uma viagem de mais de 1000 km levando tudo que tinham num caminhão Mercedes-Benz 11/13.

Lá formaram a fazenda Três Poderes. Não tinham energia elétrica e nem água encanada. Moraram num rancho de madeira, coberto por capim sapê. A comida era preparada no fogão a lenha. A casa era iluminada por lamparina, o arroz era descascado no pilão, as roupas eram passadas no ferro à brasa... Tudo bem diferente dos dias de hoje.

Cultivaram roça (milho, arroz, feijão, mandioca etc.), criaram porcos e galinhas.

Formaram o bananal e o rebanho, compraram um carro, um fusquinha azul...

Aqueles anos no Norte Goiano foram extremamente difíceis, mas com muito trabalho, empenho e fé em Deus conseguiram superar os desafios.

O tempo passou. Eles se mudaram para Araguaína, onde os filhos deram sequência nos estudos.

30 anos de casados - Bodas de Pérola - Antônia e Bolivar comemoraram a formatura dos filhos. Uma grande conquista que dona Antônia nunca cansa de se lembrar e dar graças a Deus pela vitória!

“Mudando cebola” é como a dona Antônia gosta de contar as inúmeras mudanças que fez com seu esposo Bolivar.

Foram inúmeras idas e vindas, de um lugar a outro, muitos recomeços e incontáveis aventuras até chegar a mais nova capital brasileira, Palmas, onde fixou morada, juntamente com seus herdeiros.

Aqui já se passaram mais de 26 anos, 26 anos de muitos acontecimentos bons, amizades, festas e realizações!

A chácara São Pedro foi o palco dessa etapa importante de sua vida. Fazendo doces, bordando, produzindo pamonha, peta e inúmeras guloseimas. E o mais famoso de todas as suas especialidades – o pão de queijo!

Foi em Palmas que Antônia desenvolveu todo seu potencial. Fez cursos, ajudou na Associação do Santa Fé, cuidou dos netos com muito amor e carinho. Exerceu sua fé, servindo a Deus e sua comunidade, ajudando muitas pessoas a trilharem o caminho do bem.

Quantas bênçãos! Quantas alegrias!

Dona Antônia e Sr. Bolivar são uma grande referência para toda a família Lourenço Mesquita e também para todos os brasileiros que deixaram seus estados de origem e vieram cheios de esperança e coragem para viver aqui, ajudando a tornar o antigo Norte de Goiás num estado novo – o Tocantins – que hoje é reconhecido como uma terra próspera e cheia de oportunidades!

Essa obra – Memórias de Antônia - não é um romance feito simplesmente para entreter. Possui propósitos mais nobres. Serve como guia, inspiração e motivação para aqueles que se encontram desanimados e desesperançosos diante das muitas circunstâncias difíceis que surgem no cotidiano de uma família, no matrimônio e nas relações interpessoais.

Trata-se verdadeiramente de uma biografia muito bonita, cheia de adjetivos valiosos: força, paciência, bondade, solidariedade, empatia, resiliência, perdão, amor - tudo que as pessoas e famílias necessitam tanto, especialmente nesses tempos extremamente difíceis de pandemia que vivenciamos.

Parabéns pelos seus 75 anos! Que Deus lhe abençoe com muita saúde e que possa continuar cheia de vitalidade e se reinventando a cada dia, por muitos e muitos anos. E pode ter certeza que o seu exemplo de fé e amor, sua sabedoria, conselhos e ensinamentos seguirão com cada um de seus descendentes por várias gerações! Toda a família Lourenço Mesquita e amigos te amam muito. Parabéns!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Novembro de 2021.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior