272357?f=1

Foto: Márcio Vieira

Nosso Estado

 

 

O Palácio Araguaia em Palmas Tocantins é uma obra belíssima e executada de 1990 a 1994.

 

Quem vier a Palmas não pode deixar de conhecer este Palácio localizado na Praça dos Girassóis, a maior Praça da América Latina. a 2ª do mundo, a 1ª fica na Indonésia.

 

Projetada para abrigar o centro das decisões dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Tocantins, a Praça dos Girassóis, em Palmas, é a maior praça da América Latina e a segunda maior do mundo, perdendo em tamanho apenas para a Praça Merdeka, na Indonésia.

 

 

Com 571 mil metros quadrados, a Praça dos Girassóis é a maior da América latina e a segunda maior praça urbana do mundo, sendo superada apenas pela Praça Merdeka, que fica em Jacarta, na Indonésia. Começou a ser construída em 18 de outubro de 1999 e contou com 800 operários trabalhando para erguer o cartão postal da capital Palmas. 

A Praça dos Girassóis foi inaugurada no dia 7 de setembro de 2000 com algumas obras ainda em andamento. A praça é um complexo arquitetônico que reúne as sedes dos três poderes públicos estaduais: o Palácio Araguaia (Poder Executivo), a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Poder Legislativo) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Poder Judiciário), além das Secretarias de Governo que estão distribuídas nas alas leste e oeste da praça.

Completam a estrutura da Praça dos Girassóis dezenas de monumentos e obras de arte que homenageiam o povo tocantinense e ajudam a contar a sua história.

Monumento Súplica dos Pioneiros homenageia os primeiros moradores da Capital

Projetada para abrigar o centro das decisões dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Tocantins, a Praça dos Girassóis, em Palmas, é a maior praça da América Latina e a segunda maior do mundo, perdendo em tamanho apenas para a Praça Merdeka, na Indonésia. Aos palmenses a importância da Praça dos Girassóis vai mais além, afinal, foi nesse grande espaço que teve início a história da construção da capital mais jovem do País. Passear pela Praça é conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura da cidade e do Tocantins. 

Há mais de 32 anos o Governador Siqueira Campos lançava a Pedra Fundamental de Palmas, dando início à construção da capital definitiva do Tocantins. Isso foi em 20 de maio de 1989, no Cruzeiro, ala norte da Praça. A cruz em pau-brasil, esculpida pelo artesão Arnildo Antunes, foi o primeiro monumento histórico erguido em Palmas, tendo sido tombado no ano 2000 como Patrimônio Cultural da cidade.

Localizado em frente ao Cruzeiro, o monumento Súplica dos Pioneiros é outro atrativo que traduz muito bem a história de Palmas. O conjunto de esculturas de bronze forma uma família e homenageia os primneiros moradores que chegaram à capital e ajudaram na construção da cidade. Um detalhe interessante destas estátuas é que estão voltadas para o leste, onde nasce o sol, em posição de agradecimento por uma vida nova em um novo lugar.

De Caldas Novas (GO), o aposentado Ivo Gonçalves Oliveira visitou a Praça pela primeira vez em 1996. De volta quase dez anos depois, ele ficou surpreso com o desenvolvimento da cidade. “Em 96 a Praça começava a ganhar a urbanização que tem hoje. A própria cidade era muito diferente. Havia pouco asfalto e lama nas ruas. Agora só tenho palavras de elogios à obra e ação dos que construíram esta cidade”, disse.

Mais história e cultura
Na Praça dos Girassóis há uma dezena de atrativos que contam a história do povo tocantinense. Na ala norte, é possível visitar o Monumento à Bíblia, que fica bem ao centro da imagem da Rosa dos Ventos, desenhada no chão em pedras portuguesas. A escultura tem a forma de um homem com os braços estendidos ao céu, sustentando nas mãos a Bíblia Sagrada. Ainda neste lado da praça, a Fonte Luminosa encanta os visitantes com jatos de água que chegam a 15 metros de altura. Neste mesmo local, os visitantes se reúnem nos quiosques e parquinho para um programa em família.

Já na ala norte, é possível conhecer o Relógio do Sol, passear pela Praça Krahô, uma homenagem aos povos indígenas, conferir o local onde está sendo construída a Catedral Metropolitana de Palmas e tirar fotos na Cascata, que representa os rios e cachoeiras do Tocantins.

Ainda na Praça, impossível não perceber o monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana, que relembra a revolta de 1922 contra a República Velha no Rio de Janeiro, e que teve como líder o tenente Siqueira Campos. Próximo a estas esculturas de bronze, está o Memorial Coluna Prestes, obra do arquiteto Oscar Niemeyer e que lembra a passagem da Coluna Prestes pelo Tocantins entre 1920 e 1930.

Para o professor de Ciências Biológicas de Xambioá, a 507 Km de Palmas, Charles Matos, a praça tem um significado de grande dimensão a toda à sociedade tocantinense e brasileira. “O Palácio e esta bela Praça representam o símbolo da retomada da história da região, concretizada na divisão do Estado”, afirmou.

Palácio Araguaia
A sede do poder Executivo é um dos pontos mais visitados da praça. Inaugurado em 1991, o Palácio Araguaia tem a história do Estado impressa em cada detalhe arquitetônico. Do lado de fora, as frisas que emolduram o prédio somam 144 placas de dois metros de comprimento e relatam cada passo da criação do Tocantins, até a implantação de Palmas. No topo da construção, esculturas douradas reproduzem o brasão de armas do Estado.

Do lado de dentro do Palácio Araguaia, painéis históricos instalados no hall mostram as lutas e conquistas do Tocantins em uma obra de arte com traços que vão do expressionismo ao cubismo. Ainda no hall, os visitantes podem se posicionar para fotos no ponto exato do centro geodésico do Brasil.

O paulista Rafael dos Santos Nunes é um dos visitantes que não deixou de fotografar os melhores ângulos do Palácio e disse voltar para a cidade de Osvaldo Cruz (SP) impressionado com o que viu. “Gostei muito da arquitetura e dos painéis que contam a história do Tocantins. Muito interessante”.

Visitantes
Além das visitas individuais, escolas e grupos são formados para conhecer a Praça e o Palácio Araguaia. Maria Eduarda, de apenas 5 anos, visitou a sede do Governo com os colegas de uma escola da Capital e ficou encantada com a maquete que mostra todo o complexo da praça. A estudante Barbara Pinheiro, do 1º ano do Ensino Fundamental, disse: “É uma maravilha o que estou vendo, e a cidade na vitrine [a maquete da Praça dos Girassóis] é linda”, observou. 

Para Marcos Daniel, de 9 anos, que visitou o Palácio em excursão de outra escola de Palmas, conhecer de perto a história da cidade complementou o que aprendeu em sala de aula. “Foi muito legal o que foi ensinado na escola sobre Palmas e o que vejo aqui”, disse o menino.

Independente da idade ou do local de origem, quem visita a Praça dos Girassóis se encanta com as belezas deste cartão postal da mais nova Capital do Brasil e não poupa elogios à cidade. “Sou palmense e tocantinense de coração. Ao ver tudo isso, é preciso valorizar a luta, valentia e determinação do Governador de ter criado Palmas e o Tocantins”, afirmou Cristina Andrade, que há quatro anos mora na Capital.

O Palácio Araguaia fica aberto à visitação das 08h às 18h. Não é preciso agendar horário.

135608?w=670&h=383

Neste local foi celebrada a primeira missa na Capital. O Cruzeiro é ainda o original.

 

135606?w=670&h=383

- João Di Pietro file_download

 

Memorial Coluna Prestes , relembra a passagem de Prestes em 1920 e 1930, pelo Tocantins.

O memorial é obra planejada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

 

 

 

135605?w=670&h=383

- PMarcio Vieira file_download

135604?w=670&h=383

- Wilson Rodrigues file_download

135603?w=670&h=383

QUANDO CHEGUEI A PALMAS  NÃO HAVIA NENHUM CENTÍMETRO DE ASFALTO..

SOMENTE POEIRA E LAMA NOS TEMPOS DE CHUVAS.

Abraços ej...!!! 

 

Ejedib
Enviado por Ejedib em 03/12/2021
Reeditado em 03/12/2021
Código do texto: T7399105
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.