PRESENTE A MEMÓRIA DA TIA NORMA FRANCISCO DE CAMARGO

...Salve majestade majestosa Norma Francisco de Camargo. Gratidão e Parabéns. Mesmo não sendo um dono de casa, piloto de fogão, ser humano e financeiro Brastemp, Ferrari, Mercedes... um pouco do que sei e sou, juntamente com o que aprendi por iniciativa própria, devo também a ela com humildade, respeito e reverência. Em casa não passo apuros, não morro de fome na selva por ausência feminina ou conjugal, sob sua tutela tive noções de escolhas, independência e liberdade com responsabilidade. Tia Norma: arrumadeira e cozinheira, primário incompleto, fã de Angela Maria e Elizeth Cardoso, birrenta, exigente, gostava do bom e do melhor, namoradeira, mandona, vaidosa, amorosa do jeito dela, libertária e feminista sem bandeiras, conselheira, segunda mãe. Minha e dos meus três meios irmãos Osvaldo, Izilda e Ariovaldo, incluindo netas e netos. Se estivesse em terra neste 10/10/2022, sopraria 84 velinhas. Ela cantou pra subir em 26/08/2012, por segundo derrame. Esta foto 3x4 guardei de um chaveiro dela. Apesar do Roberto Carlos não representar a negrada e nunca ter se posicionado a respeito, a canção Lady Laura me lembra ela. Como a maioria das empregadas domésticas em geral, ela ajudou a ingressar e formar a maioria dos mestres doutores, técnicos e universitários, filhos de patrões. Quem assistiu: A cor púrpura, Domésticas; Mãos Talentosas; Um grito de liberdade; Vidas Cruzadas, apenas para citar, sabe do que estou falando. Por elas e suas antecessoras, compete-nos agora nos organizarmos, prepararmos, almejarmos e ocuparmos espaços e lugares que ainda nos são devidos e até proibitivos. Tia, aceite em memória uma cavalinha temperada somente com coentro e sal (receita dos ex-vizinhos Dalva e Orlando), empanada no fubá para acompanhar arroz, feijão e salada de escarola. E ferventei tomate em natura para um molho. Estou com capeletti, macarronada ou nhoque parecidos como me ensinou a fazer bailando na mente para os próximos dias. Ela fazia um frango assado com batatas divino! Gratidão, Parabéns, Feliz Niver, sua benção e desculpe alguma coisa. Onde quer que esteja, que esteja cantando, dançando, contando piadas, botando beleza e ordem, tomando seus goles, namorando bastante, tirando sarro e transmitindo saberes como sempre fazia quando via possibilidades, potencialidades e talentos em alguém. Afeto, Respeito, Retrocesso, Revolução, começa em casa. A senhora não é dinheiro, mas tem feito falta!!!...

Oubi Inaê Kibuko, COHAB Cidade Tiradentes para o mundo, 10/10/2022

@cabecasfalantesblog; @oubifotografia; #ancestralidade; #normafranciscodecamargo; #familiasnegras; #cabecasfalantesblog; #oubifotografia; #sankofa; #somosmalungosinterdependentes; #vidasevozesnegrasimportam