PARABÉNS GUERREIRAS: Viva o 8 de Março!

As mulheres são de fato guerreiras. Se grande parte do nosso país ainda cultiva o horroroso pensamento machista, é porque falta nos homens adultos e jovens essa consciência. O machismo está presente na política, nas concepções religiosas de alguns seguimentos, nas narrativas da própria história, muitos livros esconderam a participação da mulher entre as páginas. Todo Homem saiu do ventre de uma Mulher, independentemente de quem seja a pessoa: pretos, brancos, miscigenados, todos nós precisamos adquirir a plena consciência de que são as mulheres que carregaram filhos em seus ventres. Além da dor de parto, elas sangram num ciclo que parece não ter fim, e durante o período de sangramento, elas têm dores e todo o seu organismo reage a essa situação, mas ela consegue ir à fábrica, consegue ir para a escola para com maestria ensinar o cidadão a pensar, continua na luta diária, sendo policial, motorista de ônibus, engenheira, professora, caminhoneira, diarista, médica, advogada, juíza, promotora, dona de casa e... Presidente da República!

Agora, cá pra nós: Se o homem tivesse que dar a luz. a uma criança, será que aguentaria? Tivesse ele, com toda a sua força bruta, dores e sangramentos: suportaria ir para o trabalho assim mesmo? Suportaria ir trabalhar sangrando? Com certeza, a mulher não e o "sexo frágil", mas o homem, uma simples febre o derruba! Uma dor de cabeça, e pronto...

Pior é saber, que nesse minuto, tem uma mulher morrendo nas mãos de um surtado e machista dentro de casa, ou, fora dela. O machista não aceita a perda, quando a mulher diz não ou basta, ele acha que a mulher é uma propriedade sua, e não tem medida protetiva que a livre o terror desse machista frustrado. É preciso endurecer as leis contra o machismo. Por muito tempo, esses mesmos machistas, presenteavam com flores nesse dia 8 de março a mulher, mas chegou um momento, que as mulheres perceberam a farsa por trás do lido buquê de rosas, e enxergaram que por trás do falso romantismo, escondia um monstro machista. Agora, elas querem mais que flores, elas querem a igualdade e não a superioridade, apenas isso. Trabalho igual, salário igual, nada mais justo. E os patrões, produtos desse machismo, querem isso? Claro que não, e é claro e evidente que irão protelar, irão resistir e insistir e, postergar essa luta e desejo de conquista das mulheres brasileiras. Mas só uma pessoa não poderá procrastinar, nem abrir mão dessa luta: as próprias mulheres e os poucos homens conscientes que acompanham essa evolução histórica, na luta das mulheres. Não pagar igual a essas guerreiras que exercem a mesma função e tralha igual ao homem, dentro de uma mesma corporação, uma fábrica ou escritório, é um acinte. Em geral, uma operária ganha 20% a menos que um operário no Brasil. A isso chamamos de injustiça. Mas se o Congresso aprovar, o quer o Presidente da República que disse: "Trabalho igual, salário igual!", então, a guerreiras restam, juntamente com os mais conscientes a pressão sobre deputados e senadores, para aprovarem a lei que o Presidente prometeu sancionar. Mas se os machistas do Congresso resistirem e não aprovarem, o sonho de igualdade salarial para as mulheres ficará apenas no sonho, e, numa promessa política.

Hoje é dia 8 de março de 2023, há 111 anos do dia em que mais de 100 mulheres foram queimadas vivas dentro do galpão de uma fábrica de tecidos em Nova York, Estados Unidos. Elas trabalhavam sob pressão, abusos e violações de direitos. Direitos? As operárias nunca os teve, e elas pararam em protesto, o governo e os patrões chamaram as forças policiais e atearam fogo sobre elas. A cor lilás entro pra história como a cor simbólica dessa luta, porque na fábrica as operárias tinham tecidos com essa cor. Portanto, quando se lembrar de 8 de março, coloque adornos, roupas ou um lacinho lilás, só pra não manter ativada a memória e dizer aos machistas que as guerreiras continuam de pé e na luta pela igualdade. Mas não foram apenas operárias estadunidenses e novaiorquina que morreram na luta, houve na história da Rússia a história de mulheres que também sofreram dura retaliação por parte de homens machistas em um protesto.

No dia 8 de de março de 1917, na Rússia, que cerca de 90 mil mulheres operárias foram às ruas protestar por melhores condições de trabalho e de vida, uma vez que tinham longas jornadas de trabalho, recebiam muito menos que os homens e não tinham direito ao voto.

Além disso, elas também reivindicavam o fim da fome e da 1ª Guerra Mundial. Uma greve dessa proporção nunca havia sido feita antes pelas mulheres. Assim, o evento ficou conhecido historicamente como "Pão e Paz" e, mais tarde, deu origem ao Dia Internacional das Mulheres.

Igualmente no Brasil, temos exemplos de mulheres que também sofreram nas lutas que se travaram em muitos segmentos sociais. Maria Quitéria de Jesus (1792-1853), lutou contra os portugueses, pela independência do Brasil, e foi a primeira mulher a fazer parte do Exército Brasileiro. Baiana arretada, ela é considerada a heroína da independência. Ela venceu a barreira machista fingindo-se de homem pra fazer parte do Exército. Foi a primeira reação vencedora pela independência do Brasil. Nesse dia 8 de março, Lula fez menção as mulheres que foram nomeadas para ocuparem ministérios em seu governo, e lembrou de uma em especial que foi torturada e presa na época da ditadura: Dilma Roussef. Os militares prenderam, torturaram essa mulher, e naquele momento, teve homens como o ex-governador José Serra que preferiu fugir a sofrer o que essa mulher sofreu. É por isso que Serra era chamado pelos professores nas greves da educação como "fujão". Assim como ele, muitos não ficaram para sofrer o que Dilma sofreu. Hoje, fica essa reflexão como homenagem conscientizado tá para todos os homens e mulheres refletirem sobre como o machismo causa tanto mal a uma sociedade que pretende ser chamada de moderna. Jamais poderemos chamar de moderna um povo de mentalidade atrasada, um atraso que tem sido uma herança perversa dos portugueses e que ainda está presente nas brincadeiras dos meninos, nas piadas em sala de aula e nas atitudes dentro de casa. O pior exemplo tem sido os pais. Esse dia é um chamado a reflexão. Reflitam...

Feliz Dia Internacional das Mulheres!

Fonte: https://querobolsa.com.br/revista/8-de-marco-entenda-porque-e-comemorado-o-dia-internacional-das-mulheres

ONILUAP ONABRA
Enviado por ONILUAP ONABRA em 08/03/2023
Reeditado em 05/03/2024
Código do texto: T7735789
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.