Professor Jamba, obrigado!

Conheci-o na viagem para Lucira, em 2003, num Land Rover Defender fechado de cor branca, da Administração comunal, conduzido pelo senhor Julinho, o motorista que em missão de serviço viera à Moçâmedes buscar os professores admitidos, no primeiro concurso público de ingresso de novos professores na Educação no Namibe, para comuna da Lucira.

Viajamos juntos por acaso, pois o carro que previa regressar com treze (13) professores (se é que cabiam), levou apenas um (eu). Então, o motorista deu boleia a mais três (3) pessoas: o senhor Figueiredo (ex-comandante comunal da Polícia), o senhor Kaluvi (ex-responsável comunal do Serviço de Informação do Estado) e o professor Jamba.

A viagem foi longa e cansativa, das 16 às 20 horas, sensivelmente, com quase 70 km sem asfalto e cheio de buracos. Mas, a conversa com aqueles quatro senhores (funcionários antigos da Lucira), valeu a pena: chamaram-me de herói por ser o único a apresentar-se, aconselharam-me muito, tiraram de mim o medo que estava instalado no meu coração, até riram-se de mim quando notaram que eu estava a levar um bidon de água (5 l)...

Com eles, na viagem, ouvi outras coisas boas da comuna piscatória da Lucira, diziam que não é tão mal como tinha em mente e que eu iria gostar. E, naquela minha terra prometida senti-me protegido, no serviço e não só, havia muito respeito. O professor Jamba (meu colega do serviço que ficou amigo) e o senhor Kaluvi pareciam meus irmãos mais velhos. E a par deles também tinha a protecção da então administradora comunal, a senhora Amélia Comunheira, que parecia minha mãe.

Com o passar dos anos, infelizmente, os meus companheiros de viagem, ou seja, os meus guias foram morrendo: primeiro o motorista, depois o senhor Kaluvi e o comandante. No passado dia 03/04/2023, o professor jamba ligou-me para saudar e deu-me alguns ralhetes porque não ligava para ele, há muito tempo, nem levava as minhas crianças para casa dele. Senti-me mal, sem palavras, eu ouvia-lhe atentamente, dava-lhe razão e se desculpava dizendo que é por causa das correrias da vida actual (que não justifica).

Portanto, não obstante a minha ingratidão..., infelizmente, a vida também foi ingrata como o meu amigo, o professor Jamba Camaty Jeremias (de chapéu, na foto), vai hoje (11.04.23) a enterrar no Cemitério Municipal de Moçâmedes. É com bastante consternação que anteontem tomei conhecimento da morte do professor Jamba, vítima de doença, no Hospital Provincial do Namibe “Ngola Kimbanda”, ocorrido no dia 8/04/23.

 

As estrelas q’ guiaram-me na lida

Desapareceram, infelizmente,

Mas deixaram-me luz suficiente

Para continuar firme nessa vida!

 

(Obrigado, professor Jamba…

Que sua alma descansa em paz

Que Deus conforte os nossos corações

Principalmente seus familiares directos!).

..............................................................

Leia também:

Muito obrigado

Obrigado, ALIPE!

Obrigado, Dino da Costa!

Mwéene Ndaka
Enviado por Mwéene Ndaka em 10/04/2023
Reeditado em 16/12/2023
Código do texto: T7760575
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.