Aos professores: O olhar da criança.

Quando crianças, percebemos o mundo à nossa maneira. Temos medos que não se explicam, e alegrias imensuráveis. O tempo, é todo o tempo do mundo e o mundo, um reino encantado com muitas possibilidades. O olhar da criança enxerga o mundo de uma forma diferente, trazendo leveza em meio ao caos e às tribulações, justamente porque ela consegue ver além, nos detalhes, no encanto das pequenas coisas, onde a sensibilidade do olhar adulto não alcança. E se o olhar sensível da criança tem tanto a contribuir para o mundo e para o nosso aprimoramento enquanto adultos mediadores e influenciadores, porque não dedicamos tempo para ouvi-las e aprender com elas? Sim as crianças tem muito a ensinar!

Você ouve sua criança interior?

Ouve seu filho, sobrinho ou aluno?

Sabe o que e de que forma ele pensa?

O que você aprendeu com eles nos últimos tempos?

Com a correria da vida adulta, para seguir metas, compromissos e obrigações, deixamos muitas vezes de lado a essência, o motivo que nos levou a seguir nossa profissão, o nosso chamado. E quando foi esse chamado? Você se lembra?

O que você quer ser quando crescer? Te perguntavam quando criança.

Muitas ideias se passavam em sua cabeça:

Serei jogadora de vôlei, pois sou bem alta!

Serei enfermeira, pois gosto de fazer curativos nos meus bonecos!

Serei maratonista, pois eu corro muito, muito rápido!

Serei psicóloga, pois gosto de ouvir e ajudar as pessoas a se sentirem melhor.

Serei nutricionista, para ajudar a cuidar da alimentação das pessoas. Mas gosto tanto de batata frita!

Serei jogador de futebol; o melhor; o camisa 10, que trará muito orgulho para o nosso país!

E num belo dia você despertou para o seu chamado; aquilo que lhe movia. Descobriu os encantos da docência e percebeu que seria um pouco de cada profissão. Aos pegar os brinquedos arremessados pela sala, jogador de vôlei. Ao cuidar dos pequenos machucados do dia-a-dia, enfermeira. Ao correr atrás do pequeno fugitivo do parque, maratonista. Ao ouvir e acolher o choro de seus pequenos, psicóloga. Ao acompanhar e se preocupar se a criança está se alimentando bem, nutricionista.

Sim, criança! Você é nossa camisa 10 que nos enche de orgulho todos os dias! Consegue ver agora tudo que você se tornou? Percebe o quanto, com o seu chamado, você faz a diferença nessas pequenas vidas que Deus lhe confia todos os dias?

Abrace então essa tarefa generosa de educar com amor e não permita que se perca esse olhar dos detalhes, da fantasia, da doçura das pequenas coisas e de romancear a pureza da infância.