Ancestralidade lembranças que não vivi

Lembranças do que não vivi, mas me contaram.

Me contaram que a medicina hoje bastante evoluída no tempo dos maus avos eram remédios caseiros.

Me contaram que para tudo minha avó tinha um remedinho infelizmente não conheci a minha avó materna no ano que nasci ela faleceu.

Mais minha vozinha deixou muitas receitas de como cuidar da saúde utilizando remédios caseiros com uso de folhas.

Ensinamentos passado de geração a geração ela aprendeu com os antepassados dela e ensinou aos filhos dela que são meus tios e minha mãe também já falecida.

Ela era muito respeitada no interior do recôncavo baiano lá pelas bandas de São Tiago do Iguape.

Nome de nascimento Maria Paula Soares conhecida como caboquinha, pena não ter convivido com ela, mas me contaram tantas coisas lindas da minha vozinha que isso me conforta.

Está com dor de cabeça, dor de barriga, fraqueza, mal olhado, coceira, verminose entres outras doenças a minha avó resolvia, hoje graças a Deus com o avanço da medicina recorremos aos médicos e as farmácias.

Mas, quem respeitam os seus não degeneram jamais, tudo que me contaram de minha vozinha eu guardo com muito carinho no meu coração. E cá pra nós as vezes tomo o meu chazinho, vai dizer que você nunca tomou um chazinho de camomila,alumã,erva doce, erva-cidreira e por aí vai.

Elisete Soares Moreira
Enviado por Elisete Soares Moreira em 22/09/2023
Código do texto: T7891481
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.