U※Centenário Fernando Sabino※

Escritor mineiro, que completaria 100 anos nesta quinta-feira, transitou por outras artes e era admirado por sua vivacidade

 

Centenário Fernando Sabino: de nadador recordista à baterista de jazz

 

A imagem clássica de um escritor na década de 1950 é a de um homem mergulhado em seus pensamentos diante da máquina de escrever. No caso do mineiro Fernando Sabino, ela é a pontinha do iceberg de um homem multifacetado. Ao lado do autor de obras fundamentais como “O Encontro Marcado” e “O Grande Mentecapto”, há também o recordista sul-americano de natação, o baterista dedicado de jazz tradicional, o dono de duas editoras consagradas e o filantropo.

Com o centenário de Sabino batendo à porta, a ser celebrado nesta quinta-feira, filhos, editores e pesquisadores chamam a atenção para uma trajetória que foi além das palavras. O que mais sobressai é o escritor que viveu intensamente a relação com a capital mineira. Não por acaso, ele morou por muitos anos no coração de BH, na praça da Liberdade, numa casa onde depois foi construída a sede da Uemg. A poucos passos, portanto, da estátua dele colocada na entrada do anexo da Biblioteca Pública Estadual.

Na Faculdade de Letras da UFMG, tem um Acervo de Escritores Mineiros da universidade, onde estão vários documentos e objetos relacionados ao escritor. Lá foi montada uma sala tal e qual Sabino tinha em casa, com a velha bateria a chamar atenção. Ele teve contato desde cedo com a música e, de maneira amadora, fazia participações em grupos de jazz no Rio. Gostava especificamente do jazz tradicional americano, feito até a década de 1950.

Esse contato musical teve frutos legítimos, estampados na filha e cantora Verônica Sabino. “Papai foi um estímulo para eu ser quem eu sou hoje em dia. Eu teria enveredado (pela música) de qualquer maneira, mas tê-lo tido como meu pai me deu um chão”, analisa a intérprete de “Demais”, que começou a estudar piano justamente para poder tocar com Sabino a quatro mãos. “Ele chegava em casa à noite e abria o piano para tocar jazz. Tocava de ouvido, sempre foi autodidata”, lembra Verônica, herdeira do antigo piano da família.

 

“Louco” por Beatles, Pink Floyd e Cat Stevens, Sabino abastecia a filha sempre com referências, especialmente de cantoras. “Se você quer cantar, não pode deixar de ouvir tal e tal, levando para mim fitas cassete de Aracy de Almeida, Ella Fitzgerald e Billie Holiday. Realmente foi a minha faculdade de música. Tinha uma cultura musical muito ampla e afinada. Era um apaixonado por artes”, recorda. Verônica assistiu a “Help!” (1965) num cinema de Londres, ainda pequena, levada pelo pai, então adido cultural na Inglaterra.Outro filho de Sabino, Bernardo, não se esquece do lado filantropo do escritor. “Meu pai dava cadeira de rodas para paraplégico na rua e cobertor para mendigos. Ele gostava de pessoas simples e se esquivava de famosos. Não era marketing. Era o jeito dele mesmo, abdicando de várias coisas devido à ideologia dele. Como pai, ensinou-nos princípios como honestidade, preservação da natureza e justiça social. Sabino nos ensinou a olhar da melhor maneira para o mundo”, salienta.

 

Ele está à frente do Instituto Fernando Sabino, estimulando ações culturais em torno do autor, incentivando o acesso não só à bibliografia do pai como também ao homem múltiplo que ainda poucos conhecem. “Papai foi nadador do Minas, ganhando o sul-americano nos 400 m no nado costas. Ele se vangloriava de que, como a prova foi extinta depois, o recorde dele permaneceu até hoje. Papai também criou duas editoras, a Editora do Autor e a Sabiá, que se tornou uma das maiores do Brasil”.

 

Cristina Souza não tem dúvidas sobre a importância do Sabino editor. “Ele contribui muito para o mercado editorial. Como morou nos Estados Unidos, trouxe vários contatos de lá e publicou grandes sucessos da época. E quando o catálogo da editora foi vendido para a José Olympio, estavam todos os grandes escritores modernistas brasileiros”, conta a pesquisadora, que mergulhou na obra de Sabino atraída pela linguagem comunicativa e pelo “jeito alegre de ver a vida e tirar poesia das coisas simples do dia a dia”.

Monica da Costa
Enviado por Monica da Costa em 09/10/2023
Código do texto: T7904815
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.