ORLANDO SANTIAGO, UM LÍDER INCOMPARÁVEL.

O texto sobre Santo Estêvão destaca Orlando Santiago em sua introdução, desenvolvimento e conclusão, evidenciando sua influência marcante em dois períodos distintos na cidade. Como político, Orlando não apenas moldou a infraestrutura, mas também deixou sua marca na dinâmica social, econômica e cultural. Isso delineia claramente dois momentos onde sua liderança singular definiu a cidade, refletindo a máxima: “Nenhum povo tem a consciência de seu destino e a certeza do seu valor se ignora seu passado”.

Não pretendo acrescentar novos dados à nossa história, mas sim quebrar o silêncio e mostrar aos mais jovens os valores dos líderes como Orlando Santiago. Ele foi um homem de visão, capaz de associar lógica e intuição, unindo mentes e corações em um processo de liderança apaixonante, levando essa paixão para a realidade da vida em Santo Estêvão.

A primeira impressão que se tem de um político e da sua dedicação é dada pela família que possui. Sabemos que um grande líder tem sempre uma grande esposa ao seu lado, pois ninguém trabalha sozinho. O sucesso de Orlando não aconteceu naturalmente com o tempo; careceu de muito nativismo, determinação e vontade política compartilhada da sua incansável companheira Graça Santiago, que abraçou o sonho do meu marido e tornou-se também uma mulher dedicada à causa pública.

Sem ceder à vaidade excessiva, ele foi um líder popular que evitou o populismo demagógico. Sua conduta ética e democrática o transformou em um político crítico e perspicaz, baseado na realidade ao seu redor, marcada pela retidão. Sempre foi um gestor prático, mantendo serenidade mesmo diante das maiores tormentas, nunca renunciando ao equilíbrio, à sensatez, à justiça e à retidão para com os companheiros.

Orlando foi um vanguardista que via a juventude como a força mais sutil do mundo, buscando valores representativos nos jovens. Com fé na revolução mágica da juventude, elegeu os jovens Antenor Fonseca e Rogério Costa como prefeito, opondo-se à contracultura e à falsa percepção de progresso político-cultural.

Suas reuniões eram democráticas e dialogais, nunca permitiu que a individualidade triunfasse sobre a coletividade, tendo uma percepção sutil do justo e profundo respeito aos princípios, harmonizando palavras, sentimentos e ações, servindo à política com dedicação.

Encerro esta reflexão com profunda gratidão por compartilhar uma amizade duradoura com o homenageado, Orlando Santiago. Sua contribuição inestimável para a política e para nossa querida cidade, Santo Estêvão, moldou não apenas a estrutura física, mas também os valores fundamentais que perduram.

Agradeço por sua visão apaixonada, por inspirar jovens líderes e por dedicar sua vida à transformação positiva. Orlando, sua presença marcante permanece como um farol, iluminando o caminho da nossa comunidade.

A gratidão que sinto por tudo que fez ecoa através das memórias de nossa velha amizade e reverência pelo legado que deixou em cada canto de Santo Estêvão.

Manoel Lobo.

Ano, 2024

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 10/01/2024
Código do texto: T7973583
Classificação de conteúdo: seguro