PODE FICAR COM SEU MUNDO...

                

Não é pensamento de morte... é somente um desejo profundo...

                                        “ETERNA MÁGOA!”

O homem por sobre quem caiu a praga

Da tristeza do Mundo, o homem que é triste

Para todos os séculos existe

E nunca mais o seu pesar se apaga!

====================

Não crê em nada, pois, nada há que traga

Consolo à Mágoa, a que só ele assiste.

Quer resistir, e quanto mais resiste

Mais se lhe aumenta e se lhe afunda a chaga.

====================

Sabe que sofre, mas o que não sabe

É que essa mágoa infinda assim não cabe

Na sua vida, é que essa mágoa infinda

=======================

Transpõe a vida do seu corpo inerme;

E quando esse homem se transforma em verme

É essa mágoa que o acompanha ainda!

–AUGUSTO DOS ANJOS-

=========================

                             Às vezes, tenho pressa de as coisas aconteçam de que os anos passem e a vida longa, torne-se curta!

Quando nasci, num mês de tantas flores,

Todas murcharam, tristes, langorosas,

Tristes fanaram redolentes rosas,

Morreram todas, todas sem olores.

========================

Mais tarde da existência nos verdores

Da infância nunca tive as venturosas

Alegrias que passam bonançosas,

Oh! Minha infância nunca teve flores!

=============================

Volvendo à quadra azul da mocidade,

Minh’alma levo aflita à Eternidade,

Quando a morte matar meus dissabores.

========================

Cansado de chorar pelas estradas,

Exausto de pisar mágoas pisadas,

Hoje eu carrego a cruz das minhas dores!

Augusto dos Anjos

==========================

                                               Faço minhas as sábias palavras do sábio poeta, que aos olhos do mundo era um pessimista , mas, era simplesmente um realista que sabia o que era a vida, sabia como eram as pessoas, sabia o que lhe esperava em sua empreitada e não tinha nenhuma expectativa quanto a melhora das coisas, inclusive para consigo mesmo!

                                               Nunca alguém me representou tanto quanto o contido nessas profundas e significativas palavras!

                                               Mesmo quando se tem uma crença específica, onde deixa bastante claro, que do mundo material, nada, absolutamente nada se pode levar e o que se tem ao dispor, perto do que vem por aí, é uma réstia sem sentido. Cujo interesse e apego pode se dar, por aqueles que não conseguem enxergar nada mais que os “encantos fornecidos pelos bens materiais”. Encantos esses, que em muitas vezes, aqui mesmo na Terra, se tornam totalmente sem sentido e sem graça, quanto aquele que é  apegado a eles próprios, como por exemplo: pega uma doença incurável, perde lá um grande amor, tem um ente querido arrebatado desse mundo abruptamente ou mesmo  quando numa queda da Bolsa de Valores, também, perde tudo e volta a ser um ser humano “mortal”, sem nenhum bem material a mais para o enganar e o distrair!

                                               Não faço questão... pode ficar com o seu mundo!

                                               E nem se encaixa em minha decisão, qualquer insinuação sobre abreviação da vida, não!

                                               Simplesmente eu não destino a vida, mais apego do que ela de fato merece, mais respeito do que de fato deve ter e nunca jamais perco de vista que eu e qualquer outro ser humano, por mais tempo que pareça aqui permanecer, está sim, “numa viagem curta e emocionante”, onde somente se sabe relativamente sobre o nascimento e nada, absolutamente nada de como será exatamente a recepção no outro mundo... pode haver cogitação, mas, jamais a exatidão de como será o desfecho. Pois, se assim se soubesse e tivesse clara ideia, etc., eu viveria bem mais tranquilo, suportaria com mais paciência e resignação, não me importaria tanto com as falcatruas dos políticos, com os falsos amigos ou com traições...

                                    Ao invés disso, ainda me envolvo num  “mar de estúpidas” preocupações, mas, sei perfeitamente, quão rapidamente, se desvanecem os males, ainda que somente intuitivamente se tenha uma ideia de onde vai dar todas as especulações... e onde se findam todas as emoções!