DIA DA AMIZADE

DIA DA AMIZADE

Não lembro de ter visto em anos anteriores sobre esse dia - é diferente do dia do amigo, que, inclusive tem dois dias que são comemorados - mas, já que surgiu essa data comemorativa, vou escrever sobre ela.

Considero muito procedente e relevante haver uma comemoração, um dia para se comemorar a amizade, pois é algo necessário e de extrema importância para todos nós, seres humanos. Sem termos amizades vivemos isolados num mundo de solidão e invadido pelas trevas por falta de comunicação, pela falta de ter com quem falar, com quem compartilhar, com quem olhar e abraçar.

Amizade é a relação existente entre duas pessoas, dois indivíduos que consideram-se como amigos. Essas pessoas, esses indivíduos podem ser entre pessoas que se amam como parceiros e companheiros de vida, porque não pode haver amor sem a amizade necessária para que haja diálogo, haja esclarecimentos reais e sinceros mantendo a relação permanente, que perdure; entre parentes como pais e filhos, embora digam que não deve haver relação de amizade entre pais e filhos, o que não concordo, porque se não houver uma relação de amizade, que inspira confiança, não poderá haver uma relação real, sempre ponderando e deixando claro a autoridade que o pai exerce sobre o filho, autoridade sem autoritarismo, a menos que o filho precise, mas, se os pais sabem conduzir uma relação de amizade com autoridade, não vão precisar fazer uso do autoritarismo; entre irmãos, mesmo sabendo que há uma constante briga, uma rede de intrigas e inveja, desejos odientos entre os irmãos, sendo homens ou mulheres, sempre haverá as eternas picuinhas, mas que nada mais o amor que entre eles que precisa ser afrontado, precisa estar sempre em riste para que haja alguma graça, algum algo a mais na relação, porque se for só paz e amor, perde a graça, por isso eles brigam, discutem, debatem, embatem, mas na verdade se amam verdadeiramente, poderosamente e se defendem sob qualquer circunstância, do tipo 'eu posso brigar e dizer tudo para meu irmão(irmã) mas ninguém mais pode, só eu', porque há um amor que ninguém toca; entre primos, é mais comum acontecer enquanto se é criança e na juventude, porque depois de adulto as vidas vão tomando rumos e separando aquele vínculo que vai ficar para o todo e sempre, jamais será esquecido, a amizade é perene e perpétua, porque há o vínculo do sangue, adormecida pelo afastamento, mas que, em qualquer oportunidade que possam reencontrar tudo aquilo volta e começa a fazer parte dos sentimentos que sempre houveram entre eles; entre todo tipo de parentesco existente, tudo dependendo da intensidade e a frequência com que se avistam, com que há uma conversa; e também entre colegas de trabalho, pois é no trabalho que passamos a maior parte de nossas vidas, são oito horas direto, diariamente, por muito tempo, que, por mais que haja uma certa resistência para acontecer um afastamento por motivos profissionais, sempre, se faz comentários sobre a família, sobre alguma situação particular, criando, assim, um certo vínculo que beira a amizade; umas das relações mais legais que se tem a de colégio, pois no colégio há uma verdadeira relação de cumplicidade para ambos se acobertarem, se ajudarem indo assim criando uma amizade forte, que muitas perduram por toda a eternidade, podem haver o afastamento de corpos, porque à medida que a vida tomando seus rumos, temos que nos decidirmos pelo que fazer, e o afastamento se faz necessário, mas as memórias, as situações legais e embaraçosas, os olhares, as risadas, tudo permanece lá no fundo do nosso coração e de nossa memorável memória; a amizade que se faz nos clubes, são mais no sentido de diversão, descontração e são mais alicerçadas pelo vínculo social, não chegando a ser profundo e chegar a romper as barreiras dos arredores do ambiente; além de tantos outros círculos que rola uma relação amistosa entre as pessoas que frequentam esses determinados lugares.

Estou num momento da minha vida, aposentado, e revendo e atualizando muitas amizades que fiz ao longo da minha vida de correria profissional, indo de um lugar a outro e assim, conhecendo e somando muitas amizades. Tenho contatos com colegas, professores e professoras que nos consideramos amigos de verdade, bem como com vários dos meus amados alunos tenho o prazer e a satisfação de reencontrar e manter esse vínculo vivo de amizade que tinha quando dava aula - outra coisa que me diziam, que eu não deveria ser amigo dos meus alunos porque perderia a autoridade, e nunca obedeci e nem me importei, porque nunca precisei usar de autoridade, e sempre, todos faziam todas as atividades que solicitava, e não eram atividades simples não, exigia alto nível e alta performance dos meus alunos. Por isso hoje ao reencontrá-los, todos lembram com carinho e admiração pelo que fiz por eles e para eles. Estou reencontrando antigas amizades de trabalho, de colégio, de parentesco, de vizinhança, e isso é maravilhoso. Como é mágico e me dá satisfação de reencontrar cada uma dessas pessoas e relembrar momentos e momentos de tempos passados.

Dia da Amizade é diferente de Dia do Amigo, pois comemoramos a relação que existe entre os amigos, e quanto mais forte, concreta, firme, sincera e verdadeira for, mais comemorada deve ser.

Se tu tens alguma amizade verdadeira, comemore e a preserve, porque é uma raridade nos dias de hoje.

E viva a amizade.

(Texto escrito em 14/02/2024 – 15h30)