GENÉSIO TOCANTINS: A Melodia no Coração do Tocantins!

Em meio à riqueza cultural do Tocantins, um nome se destaca, compondo a linda melodia da nossa identidade com as cordas do seu violão e a poesia de sua voz: Genésio Tocantins! Este grande expoente da música regional brasileira é o maior nome de nosso estado, um verdadeiro orgulho tocantinense que, com sua arte, eleva nossa cultura e nossa gente!

Nascido em 1958, no município de Goiatins, num lar onde a música estava presente inspirando e ditando o ritmo familiar. Seu pai era lavrador, trovador e cordelista, e sua mãe, além de cuidar dos afazeres domésticos e educação dos filhos, sempre levava os pequenos para as rodas de folias.

Genésio não seguiu o caminho tradicional de aprendizado artístico. Enquanto muitas crianças são matriculadas em escolas de canto, dança ou artes para desenvolverem seus dons sob a supervisão de professores e tutores, o menino se tornou autodidata, aprendendo "de ouvido" e deixando-se guiar por sua curiosidade, intuição e inteligência musical.

Essa habilidade autodidata permitiu-lhe explorar desde cantigas e canções folclóricas até a música popular brasileira, fazendo de sua arte um mosaico de sons, ritmos e harmonias. Esse início espontâneo foi o prelúdio de uma carreira notável, marcada pela pesquisa e pela exploração de ritmos que vão do folclórico ao popular, de Norte a Sul do Brasil.

O álbum de estreia "Rela Bucho", lançado em 1988, não apenas apresentou Genésio ao mundo, mas também lhe rendeu o Troféu Ano Dorival Caymmi na categoria Revelação da Música Regional Brasileira.

Desde a criação de Palmas, em 1989, Genésio Tocantins se afirmou como um grande ativista cultural, dedicando sua vida à promoção da arte e da cultura local. Inclusive, a criação do Hino ao Tocantins imortalizou sua voz e seu amor pelo estado.

Sua jornada o levou a receber inúmeros prêmios, além de participações em programas de rádio e TV, espetáculos e festivais de canto e arte por todo o Brasil.

Em sua trajetória de mais de 40 anos, já gravou com diversos artistas de renome como Fagner, Pena Branca e Xavantinho, Rolando Boldrin, entre outros. Entre seus parceiros regionais estão Juraíldes da Cruz, Braguinha Barroso, Wanda d’Almeida, Hamilton Carneiro, João Gomes, Beirão, Salgado Maranhão e Telma Tavares. Essas parcerias enriqueceram sua obra e ampliaram seu impacto, levando a essência do Tocantins para além de suas fronteiras.

Cantor, compositor, poeta, instrumentalista, pesquisador e ativista cultural, ele é a voz apaixonada e vibrante da música regional do Tocantins, um ser humano e artista extraordinário que enaltece nossa gente e engrandece nossa cultura com cada nota tocada e cada verso cantado.

Genésio Tocantins, com sua força e autenticidade, encantou corações de milhões de brasileiros, levando bem mais do que o nome de nosso estado consigo, pois, por onde você passou, em suas incontáveis apresentações e espetáculos, levou também o nosso brio, nossa autoestima, nossa fé, nossos sonhos e nosso grandioso amor por essa terra maravilhosa!!!

Genésio Tocantins você é um embaixador de nosso povo; sua música transcende fronteiras, celebrando a vida, a natureza e as raízes que nos unem; sua arte funciona como um fator de conexão e fortalecimento de nossa própria identidade como tocantinense. Temos muito orgulho de sua vida e valorosa obra!!!

Por tudo isso, e pelo legado que você construiu e continua construindo, nós, tocantinenses, expressamos nossa mais profunda gratidão e admiração!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior