Padre ADERSO ALVES DOS SANTOS: O Querido "Padre da Galera"

O Tocantins é berço de inúmeras personalidades marcantes, que dedicam suas vidas ao bem-estar da comunidade com um coração cheio de amor e compaixão. Entre esses, destaca-se o Padre Aderso Alves dos Santos, carinhosamente conhecido como o "Padre da Galera".

Padre Aderso é verdadeiramente um sacerdote do povo. Ele é o rosto da alegria e do carisma no sacerdócio católico tocantinense, reconhecido até além das fronteiras do nosso Estado.

Seu estilo animado e irreverente ao propagar o Evangelho tornou-o uma figura icônica, estimada tanto por católicos quanto por protestantes e todos os tocantinenses. Ele celebra a vida com muito entusiasmo, brincando, dançando, com uma risada inconfundível e um coração sempre aberto ao abraço e ao consolo, fazendo de sua presença uma fonte de felicidade, fé, ânimo e conforto.

Nascido em 15 de dezembro de 1978, em Iporá-GO, filho do sr. José Alves e dona Alzira, Padre Aderso cresceu na fazenda de seus avós, na região do Mutum, município de Jaupaci, onde aprendeu a valorizar o trabalho, a simplicidade da vida e o amor pela terra.

Após concluir seu curso técnico em contabilidade, mudou-se para Goiânia, onde cursou filosofia e teologia na PUC-Goiás e, ainda, estudou por dois anos no curso de psicologia. Sua formação acadêmica, combinada com uma vocação inata para o serviço, preparou-o para sua missão sacerdotal.

Sua jornada no ministério começou em Trindade, com os redentoristas, no Santuário do Divino Pai Eterno. Após mais de uma década de preparação, mudou-se para o Tocantins, onde foi consagrado padre, iniciando uma bela jornada que impactou profundamente a sociedade local.

Aos 29 anos, Padre Aderso assumiu a Paróquia Bom Jesus da Serra, no distrito de Taquaruçu Grande, a única paróquia 100% rural de Palmas. Já começou marcando história junto ao taquaruçuenses, tornando-se o primeiro clérigo a morar perto de suas ovelhas.

Permaneceu 6 anos à frente da Paróquia Bom Jesus da Serra, conduzindo uma fase de intensa atividade pastoral e social, especialmente no apoio aos jovens na luta contra o álcool e as drogas. Seu trabalho transformou não apenas a estrutura física da paróquia, mas também a vida espiritual da comunidade, atraindo fiéis de toda a região.

Além de suas responsabilidades eclesiásticas, Padre Aderso se dedicou ao ensino e à ação social, como Diretor Espiritual da Fazenda da Esperança e membro fundador da ONG Água Doce.

Em 2015, aconteceu sua transferência para a Paróquia São Francisco de Assis, no Jardim Aureny II, em Palmas, onde expandiu seu alcance social como presidente do Instituto QuemDiria, apoiando e servindo jovens universitários de baixa renda, entre outras ações.

O trabalho incansável de Padre Aderso lhe rendeu o Título de Cidadão Tocantinense em 2013 e o Título de Cidadão Palmense em 2022, reconhecendo sua contribuição inestimável à população.

O ano de 2024 marca uma etapa distinta na vida do Padre Aderso, ao ser colocado a contragosto para cumprir seu "ano sabático", um período de descanso e renovação concedido aos sacerdotes católicos a cada 15 anos.

Os vídeos com a presença do Padre Aderso frequentemente se tornam virais, atraindo grande atenção online, ultrapassando as fronteiras do Tocantins, sendo visto de Norte a Sul do Brasil. Nenhum outro sacerdote consegue tal feito!

No entanto, por vezes, o Padre Aderso é mal interpretado devido ao seu jeitão único e suas ações inovadoras e irreverentes. Não é raro ver trechos de vídeos e áudios deste sacerdote estiloso e brincalhão circulando em grupos de mensagens e redes sociais, onde são retirados de seu contexto original, levando a interpretações equivocadas de seu trabalho.

Lamentavelmente, existem aqueles que usam esse conteúdo para difamá-lo e criticá-lo. Infelizmente, as críticas mais ásperas e a falta de apoio vêm às vezes de seus colegas de missão, que, em teoria, deveriam estar ao seu lado, oferecendo suporte e proteção diante da comunidade e da opinião pública.

Esse cenário remete ao que ocorreu com Nosso Senhor Jesus Cristo, que, durante sua vida terrena, enfrentou resistência e oposição de muitos líderes religiosos. Estes “fariseus” e “saduceus”, não querendo perder seu “status” e influência, confrontaram um "simples carpinteiro" que desafiava suas posições com sua popularidade, carisma e liderança.

Padre Aderso, mesmo distante de suas funções na Paróquia São Francisco de Assis durante este ano sabático, pode contar com nosso respeito e admiração. Esteja certo de que contamos com você, com sua alegria e autenticidade, e estamos aqui para apoiá-lo, cada um à sua maneira, seja através de ações, palavras ou orações, desejando que este tempo de reflexão seja breve.

Que este seja um período de aprendizado, crescimento e fortalecimento espiritual, da mente e coração. Lembre-se de que seu ministério transcende cargos e títulos, pois foi chamado por Aquele que tudo vê e tudo sabe, e que o ama imensamente.

Receba nosso caloroso abraço, sincero carinho e profunda admiração. Que Deus o abençoe sempre, Padre Aderso, nosso querido “Padre da Galera”!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior