Pastor ALCIDES DE OLIVEIRA SOUZA, Legado de Fé e Amor

Advogado, sacerdote do Evangelho, palestrante, intelectual, escritor, professor universitário e procurador estadual, Alcides de Oliveira Souza sua vida é um testemunho de fé, trabalho e dedicação.

Pastor Alcides, juntamente com sua esposa, advogada Lúcia Fialho Souza, escolheu as terras do Tocantins para fincar raízes e propagar uma mensagem de esperança e renovação.

Desde que deixaram a bela paisagem litorânea do Rio de Janeiro para trás, em 1991, o casal se empenhou em construir uma nova vida em Palmas, contribuindo significativamente para o crescimento espiritual e social de nossa comunidade.

Naquele tempo, quando tudo era incerto e desafiador, Pastor Alcides viu em Palmas não apenas um lar para sua família, mas um campo fértil para semear a Palavra de Deus.

Acompanhado de Lúcia e de suas filhas, Alcilene Fialho e Luciene Fialho, ele abraçou o desafio com determinação e coragem para dar início a uma nova jornada, numa cidade ainda em formação, repleta de desafios.

Como advogado e membro dedicado, Pastor Alcides já prestava um valioso serviço à Primeira Igreja Batista (PIB) de Palmas. Mas foi em 1993, como pastor da Segunda Igreja Batista de Palmas (SIBAPA), que ele verdadeiramente deixou sua marca, liderando a organização administrativa e financeira da igreja com maestria até 1995.

Sua jornada no serviço público também foi notável, destacando-se como procurador do Estado desde 1994. Na Procuradoria Geral, Pastor Alcides desempenhou funções essenciais, coordenando diversas áreas e contribuindo com sua expertise jurídica para o crescimento e a consolidação do Tocantins.

O ministério pastoral de Alcides na Igreja Batista Nova Esperança e, posteriormente, na Igreja Batista Bíblica, é um legado de amor, devoção e transformação. Sob sua liderança, a Igreja Batista Bíblica floresceu, tanto espiritualmente quanto em infraestrutura, tornando-se um ponto de acolhimento e salvação para muitos.

Além de seu ministério pastoral, Pastor Alcides enriqueceu o meio acadêmico como professor de Direito nas Universidades ULBRA e Objetivo, moldando mentes e corações com seu conhecimento e paixão pela justiça.

Sua liderança na Convenção Batista do Tocantins e na Ordem dos Pastores Batistas do Estado é um testemunho de seu compromisso com a fé e com a comunidade batista, sempre buscando unir e fortalecer os laços entre os fiéis.

As homenagens recebidas, incluindo o Título de Cidadão Palmense (2013) e as honras pela Convenção Batista do Tocantins e Ordem dos Pastores Batistas (2018), são apenas um reflexo do impacto profundo que Pastor Alcides e Lúcia deixaram nas instituições do Tocantins e em sua gente.

Já se passaram 33 anos de história e conquistas. Como pioneiros na nova capital, tiveram que superar inúmeros obstáculos, mas sempre semeando com esperança e bondade.

Hoje, Alcides e Lúcia podem olhar para trás com orgulho e realização, pois são incontáveis os frutos que foram e estão sendo gerados por seu belíssimo legado de fé, perseverança e amor.

À medida que o Pastor Alcides se aproxima do marco especial de 75 anos, nossa gratidão e admiração por sua vida e ministério apenas crescem. Que este novo ciclo seja repleto de saúde, alegrias e novas vitórias. Parabéns, Pastor Alcides e Lúcia, por serem exemplos no coração do Tocantins!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior