Posto aqui uma homenagem a um poeta ímpar  Deley Ribeiro, que interpretou com maestria, Fernando Pessoa!

 

QUANDO A ALMA APRENDE A LER

 

Quando o maior Poeta da Língua Portuguesa, Fernando Pessoa escreveu a sua célebres frases: 

NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO... 

Num primeiro momento somente ele entendeu a profundidade do que quiz dizer...

Ainda não haviam entendido que ali ele buscava expressar muito mais que uma simples mensagem mundana do cotidiano, e sim uma lição de vida para todos .

No jogo de palavras, expunha a vida no seu todo e a amplitude do verdadeiro significado da viagem por nossos tempos.

Aí chegaram os sonhadores, aqueles que quando leem algo não se limitam somente à frieza do texto, se detiveram mais profundamente, e deixando de olhar no sentido literal da razão passaram à olhar com os olhos da alma.

Descobriram que na primeira parte NAVEGAR É PRECISO,  ele estava dizendo que ir em frente, seguir novos caminhos, singrar novos mares era preciso, no sentido de necessidade, de essencial , forçoso...

E na segunda, VIVER NÃO É PRECISO, ele impunha a compreensão de que viver não é uma matéria exata, que no viver não existem certezas, e portanto devemos praticar o verbo em todos os seus tempos e alternativas, nos inserindo no nirvana da existência plena.

Só um Poeta desse gabarito poderia traduzir tanto com tão pouco, e feliz daquele(a) que teve um professor(a) que lhe ensinou a interpretar e compreender que o mundo não é só isso que se vê, ou que se lê...

É um pouco mais....

Aliás, é muito mais.... !!!!

 

Deley Ribeiro