Eu e a Polícia Militar

A instituição Polícia Militar de Goiás é um órgão de segurança pública subordinado ao governador, antes fora força auxiliar do Exército Brasileiro, e é responsável por prevenir a violência e a criminalidade em todo território goiano, e, por conseguinte, zelar pela ordem e paz social.

A PM tem a missão de combater o mal que está infiltrado nos corações e mentes das pessoas que vivem à margem da sociedade, que não tem hora nem local para acontecer e pode aflorar a qualquer momento, e cabe ao policial militar identificar os suspeitos e agir mais rápido que o infrator ou criminoso, e, às vezes, colocando a sua vida em risco.

Durante o curso de formação, o aluno policial militar aprende noções básicas de conhecimentos gerais e de direitos humanos, a manusear armas, abordar suspeitos e a respeitar os seus superiores. Cabe ao policial militar colocar em prática tudo que aprendeu em sala de aula e nos treinamentos. O policial militar precisa ser observador, imparcial e enérgico para não ser surpreendido pelo delinquente.

O soldado é o principal instrumento da PM por estar no front com a marginalidade, por isso precisa estar preparado corpo e mente todo o tempo, e aprender a cada ocorrência. Entre os anos de 1981 e 1986 tive a honra ser soldado e cabo da PM de Goiás, com muitos elogios. Trabalhei no batalhão de trânsito e no regimento de polícia montada. Por meio de concurso fui transferido para a Polícia Civil. Mas o meu espírito de policial militar continua como reservista.

Goiânia, 30-03-2024, baseado num texto de 1982

(Do meu livro Nova oportunidade, 92 textos, em revisão)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 30/03/2024
Reeditado em 31/03/2024
Código do texto: T8030954
Classificação de conteúdo: seguro