Cabeça-dura, Pedra sólida!

Eu era pescador! Era o que eu sabia fazer, era o eu tava acostumado a fazer, era o que eu gostava de fazer...

Meu irmão André e eu, a gente tinha um barco! E a gente era parceiro de outros dois irmãos, o Tiago e o João, que também tinham o barco deles. A gente pescava sempre junto...

O serviço era osso, a gente virava a noite batendo rede e umas par de vez não pegava nada! Mas no geral dava bom! O negócio até que tava indo bem...

E tava eu lá, tocando a vida, fazendo meus corre - naquele dia tava na beira do lago, dando um talento na rede, pra pegar firme na labuta de novo - quando chegou meu irmão falando que tinha encontrado o Messias!

- Pronto, mais um Salvador! Presta atenção, André! Mili ano que tâmo esperando o Cristo e cê acha mesmo que Ele vai aparecer aqui, nesse fim de mundo, pra gente? Fala sério! Deixa de ilusão, meu irmão! E bora me ajudar aqui, que essa rede só não tá mais furada que esse seu papo aí...

Mas quando eu levantei e vi, não botei uma fé! Meu irmão não tava sozinho: tinha uma multidão seguindo o Cara!

Ele chegou, subiu na minha barca e pediu pra eu entrar com ela na água, pra poder ensinar o povo dali. E mandou a resenha Dele...

Quando acabou a palestra, falou pra eu jogar a rede. Eu tava moído - tinha acabado de chegar do mar - e no prejuízo - só deu rede vazia a noite inteira - e o Cara me manda fazer tudo de novo?

Mas Ele tinha mandado umas letra tão maneira, que não teve jeito de negar: lancei a parada! Quando a gente começou a puxar, a rede não tava dando conta de tanto peixe!

- Vai estourar tudo e mais tudo!

Aí a gente teve que chamar o pessoal da outra barca pra ajudar e, de repente, tavam as duas tão cheias que a gente viu que a casa ia cair - na real - a gente viu que iam as duas pro fundo do Genesaré!

Foi aí que eu senti que o que tava acontecendo não era coisa desse mundo! Ainda falei pra Ele sair de perto de mim, porque eu era um cara pecador, que não era digno e tals...

Mas Ele falou pra eu não ter medo! E que, dali pra frente, Ele ia fazer eu virar pescador de homens!

Logo eu? Por que eu? Quem era eu na fila do pão? Um pescador, sem instrução, um cabeça-dura ainda por cima!

Pescador de homens! Eu só sabia pescar peixe! Não tinha a menor ideia de como era pescar gente: não sabia pensar, não sabia falar, não manjava nada dessas ideia de missão aí...

Mas alguma coisa lá dentro de mim - que eu não sabia explicar o que era - falava que eu tinha que seguir aquele Cara! E foi o que eu fiz! Foi o que a gente fez! Tiago, João, André e eu! A gente deixou os barcos lá na praia, a gente deixou tudo pra seguir o Cara!

E o que a gente viu, aprendeu e viveu desse dia em diante é totalmente fora da curva!

E pra mim foi a maior dureza! Tanto que Ele mesmo mudou meu nome pra Pedro! Me chamou de pedra, vai vendo! Achei que era porque Ele achava que eu era burro e duro...

E, vâmo combinar, Ele não tava errado, não! Eu não castelava era nada do que o Cara falava mesmo! Mas eu acabei entendendo que, mesmo sem copiar a mensagem assim, na integral, eu só precisava acreditar Nele!

E quando Ele perguntou pra todo mundo quem a galera achava que Ele era e os maluco começaram a responder que pra uns Ele era João Batista, pra outros era Elias ou algum dos Profetas, senti de novo aquela coisa aqui dentro - que eu não sabia explicar o que era - e mandei na lata que Ele era o Cristo, o Filho de Deus vivo!

Então Ele abriu a minha visão: mandou que eu era feliz porque quem tinha cantado a bola pra mim era o próprio Pai - e aí eu saquei o que era aquela coisa dentro de mim que eu não sabia explicar - e falou que eu ia ser a Pedra de uma Igreja que nunca - jamais - seria derrotada pelas portas do inferno e que Ele ia me dar as chaves do Reino dos Céus!

- Caramba, que responsa! Chefe da Igreja Dele!

Hoje eu sei que Ele me escolheu por causa da minha fé mesmo! E olha que eu ainda vacilei em acreditar, hein? E não foi pouco, não!

Na verdade, em tudo que é fita que aconteceu pra me fazer duvidar Dele, fiz o quê? Duvidei! Era só aparecer um B.O. que eu já arregava! Só cem por cento de desaproveitamento das oportunidades de crer! Só insistência no erro! Claro que me dei mal em todas!

Na noite da tempestade, quando Ele apareceu andando sobre o mar, achei que era uma assombração! Mesmo Ele falando que era Ele mesmo, ainda exigi prova: pedi que fosse caminhando até Ele! E Ele me chamou!

Comecei a andar sobre a água na direção Dele, tava acontecendo na real, parecia que tava pisando em terra firme, mas quando desviei os olhos Dele e olhei pra baixo, o medo dominou meu coração, perdi o foco e comecei a afundar! Se não fosse Ele me estender a mão...

E a mancada que eu dei no dia em que Ele contou pra gente que deveria ir pra Jerusalém, sofrer pra caramba na mão dos anciãos, dos sacerdotes e dos escribas e morrer e ressuscitar no terceiro dia?

Fui querer enquadrar Ele, falando que Deus não ia deixar acontecer aquilo com Ele de jeito nenhum! Ele ficou pistola! Me chamou de Satanás! E ainda falou que eu era pra Ele um escândalo, porque minha ideia não era a Deus, mas a do homem!

Pra variar, Ele tava certo mesmo! Ele abriu pra gente umas três vezes que ia morrer e ressuscitar, mas não sei o que acontecia com a gente, porque parece que a gente não conseguia pegar a letra! Ou, de repente, sei lá, a gente não acreditava mesmo que tudo o que Ele falava ia rolar na vera...

Outra que fiquei boiando total foi a fita no Monte Tabor! Ah, mas naquela não tinha um que ia ter ideia do que tava rolando!

Ele chamou a gente - o Tiago, o João e eu - pra subir e rezar com Ele, mas a gente, pra variar, não conseguiu dar conta de acompanhar Ele na oração.

O Cara rezava demais! Virava a noite! Vai saber que tanta ideia que Ele trocava com o Pai! Só sei que a gente pregou e caiu no sono! Quando a gente acordou, tavam lá o Moisés e o Elias conversando com Ele!

Achei que tava sonhando, tendo uma visão, mas quando cai na real que os dois tavam mesmo ali com Ele, o medo tomou conta de novo! E, pra variar, sem saber o que fazer nem o que falar, mandei um papo que era da hora todo mundo ali junto e que ia montar uma tenda pra cada um...

Que sem noção! Tava entendendo era nada e mais nada de novo! Mas a paúra braba bateu mesmo quando apareceu a nuvem que embaçou tudo lá em cima! Maior climão de suspense! E aí veio a voz falando que Ele era o Filho muito amado e que era pra gente sempre ouvir o que Ele dizia!

Ah, todo mundo se jogou no chão! E com a cara no chão! Era Deus ali, falando com a gente! Tem ideia do tamanho duma parada dessa?

Pois é! Eu mesmo não tive! Mesmo com a verdade ali, esfregada na minha cara - por Ele mesmo e até pelo Pai - continuei insistindo com a minha visão só de mundão, rasteira, só do que é da terra - também, sou pedra, né? - e não fazia o menor esforço pra tentar enxergar o que era do céu. Ah, cabeça-dura...

Foi assim na última ceia!

E olha que Ele me falou que Ele mesmo tinha rezado por mim, pra que eu nunca perdesse minha confiança e pra eu confirmar os meus irmãos!

Aí eu fiquei todo pimpão, cheio de orgulho, me sentindo a última bolacha do pacote e mandei pra Ele que taria junto com Ele onde Ele fosse e que, se fosse preciso, até morreria por Ele!

E levei uma baita duma invertida! Ele falou que naquela mesma noite eu ia negar que conhecia Ele! Por três vezes! Não botei uma fé naquilo! Nunca que eu ia negar o Cara! Jamais!

Naquela mesma noite Ele foi preso! Quando os guardas chegaram pra levar Ele, eu não queria deixar jeito nenhum! Perdi a linha, parti pra agressão: puxei a espada e cortei fora a orelha de um deles!

Mais uma vez fazendo tudo errado! Depois de tanto tempo ouvindo Ele falar só de amor e paz, quis resolver tudo pela força, na violência...

Foi Ele mesmo que me mandou parar! E ainda curou o guarda!

É que esse cabeça-dura ainda não tinha sacado que tudo aquilo tinha que acontecer! E tudo o que eu tava fazendo tava era atrapalhando o plano Dele...

Depois que levaram Ele, fiquei do lado de fora do Palácio, perto de uma fogueira, junto com um pessoal que trabalhava lá. E os caras me reconheceram e me perguntaram se eu tava com Ele, se era seguidor Dele, se eu era galileu e tals...

E eu neguei! Acredita? Neguei tudo! Falei que não conhecia Ele, que não sabia de nada do que eles tavam falando!

Paguei pau pro meu medo de novo! Fui fraco! Vi a barca afundando e pulei fora! Mentalidade do mundo venceu a do céu mais uma vez! Ah, cabeça-dura...

E quando vi o Cara pregado lá na cruz, então! A pior condenação! Humilhação total! Todo detonado! Bateram forte Nele! Tiraram o Cara até o fim! Vestiram Ele com um manto vermelho e botaram uma coroa de espinho na cabeça Dele! E escreveram que Ele era o Rei dos Judeus! Foi esse o "crime" que Ele cometeu...

Quando Ele morreu, pensei que tudo tinha acabado de vez! Decepção total! Era Ele que ia libertar a gente dos romanos! Tinha que ser Ele! Ele tinha feito tanto milagre, curado tanta gente! Fez cego enxergar, fez paralítico andar, limpou leproso, fez gente voltar a viver! Tinha que ser Ele!

Mas pra mim já não era mais! Pra mim já tava tudo acabado! Até que na madrugada do terceiro dia, a maluca da Maria Madalena chegou no maior apavôro, falando que tinha ido no túmulo Dele pra passar uns perfume no corpo e que, quando chegou lá, a pedra tinha sido tirada e que lá dentro só tinha um rapaz dizendo que Ele não tava mais lá, que Ele tinha ressuscitado e que ia encontrar a gente na Galileia...

Aí o João e eu saímo a milhão! Ele chegou primeiro no túmulo, mas não entrou. Eu nem parei! Caí pra dentro direto pra ver o que tava acontecendo! E Ele não tava mais lá mesmo! Os linho que usaram pra enfaixar o corpo Dele tavam no chão e o pano que colocaram na cabeça tava enrolado, do outro lado.

Pode até parecer mentira, mas não vou negar não: mesmo tando ali, na presencial, vendo aquilo tudo, a ficha ainda não tinha caído de vez! Cabeça-dura demais! Precisava o quê mais pra acreditar?

Precisava ver Ele! Só assim pra confirmar! Que vergonha! Como a gente resiste! Como a gente não confia! Como a gente vacila grande na fé!

E ainda assim, Ele veio!

Apareceu pra gente! Deu a paz Pra gente! Mostrou as mãos e o lado! Comeu um pedaço de peixe! Deu a paz de novo! E deixou com a gente o Espírito Santo, soprando sobre nós!

E foi só aí que o meu espírito se abriu e eu compreendi tudo! E tudo fez sentido! E senti uma felicidade imensa no coração! E tive certeza do que era aquilo que eu sentia toda vez que tava com Ele, mas não sabia explicar!

E, daquele dia em diante, saí pro mundo pra anunciar pra geral que Ele era verdadeiramente o Filho de Deus, que se fez homem e deu a própria vida pra zerar os pecados de todo mundo e salvar cada um de nós!

Ah, eu também dei a minha! Confessando minha fé Nele! Eu também morri na cruz, mas pedi pra ser pregado de cabeça pra baixo, porque não me achei digno de morrer do mesmo modo que o meu Senhor...