Carta aos apóstolos de João

Amigas e amigos

Nosso mundo de professores e professoras, alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos e tantas e tantos educandos e educadores das demais modalidades e níveis de ensino do país, especialmente de Pernambuco, ficou mais pobre. O mestre João Francisco de Souza, o nosso João, se foi para a eternidade.
Tristeza na alma e nos corações das pessoas que privaram do seu convívio, da alegria do seu sorriso franco, de seu bom humor, da firmeza com que abordava as questões da Educação e da esperança de construtor de um outro mundo possível, em cada um de seus sonhos.
João foi um tecelão incansável de um projeto de mundo mais justo e mais humano. Com o olhar da Pedagogia Freireana , acreditava numa educação que transforma, alimentava , como tantos, o sonho de uma educação que humaniza, que busca a felicidade. João sonhava mas, principalmente, trabalhava diuturnamente para a materialização desses sonhos.
Aqui em Alagoas, João foi um parceiro valoroso na construção de muitos sonhos. Sua inestimável contribuição e participação no trabalho que realizamos com os professores e professoras de EJA da rede estadual de ensino há alguns anos será inesquecível. Aliás, sua presença entre nós sempre aceitando nossos convites, nos alegrava e enriquecia.
João se foi mas seu sonho permanecerá vivo, na ação de seus companheiros do Centro Paulo Freire, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco e na ação de todos e todas nós, seus apóstolos, na causa pela vida.
Esteja com Deus, Mestre. Tenho muito orgulho de ter sido aprendiz, colaboradora e parceira, na construção de tantos sonhos.
No coração e na alma dos teus apóstolos, uma promessa e uma canção: enquanto houver analfabetos no mundo , enquanto houver homens e mulheres excluídos dos bens que a humanidade produz, a luta continua, João. E despeço-me de ti com a Canção da América: “Pois seja o que vier, venha o que vier/ qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar/qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar”.

Saudades eternas, João!

A benção, Mestre João Francisco de Souza!

 vejam um belo video de homenagem a João:
http://www.youtube.com/watch?v=iOTiTFbBiQg

NOTA
Email recebido dia 28/03 às 14h46
Estimado/a amigo/a do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas
Nosso irmão querido e nosso vice-presidente, João Francisco de Souza, mergulhou no oceano da eternidade. Foi ontem, 27 de março, em Salvador – BA, vítima de assalto.
Nesse momento de profunda dor, peço-lhe que você procure entender os misteriosos caminhos de Deus e dê um voto de confiança a ele, nosso Pai e Criador. As informações sobre o velório e o sepultamento serão enviadas posteriormente. Ele, como Paulo Freire, continuará vivo entre nós.
A Presidência e a Diretoria do Centro.