Rubem Alves, mestre e poeta.



             Desde muito cedo encantou-me teus escritos! Lia com o coração na boca pois o que dizias calava fundo na minha alma pós- adolescente-virando-adulta. Ler o que escrevias tornou-se não só um hábito prazeroso, mas uma necessidade profissional para a área que escolhi atuar. Escolhi ser educadora e fui apresentada a ti numa sala de aula. Era o ano de 1982 e eu acabava de entrar na Universidade para cursar Pedagogia.
           E sempre que pude ler, ver e/ou ouvi-lo em alguma entrevista na TV ou palestra, encantou-me o jeito direto, apaixonado, idéias fervilhando, presenteando-nos com referências literárias de muito bom gosto e de muita coerência pedagógica. E assim, lendo-te e deliciando-me com o que lia, fui apresentada também a muitos outros autores e autoras incríveis, revisitei alguns com um novo olhar e garimpei outros tantos ampliando possibilidades de utilização na minha prática, sempre considerando tuas sábias indicações.
            No meu fazer de educadora-professora e educadora-mãe teus escritos são esteio, ponte, fonte. Uso e abuso de tuas metáforas para refletir com meus colegas de profissão, com alunos e amigos questões do cotidiano pedagógico e das nossas vidas. Aprendi contigo a ver nos poetas e em outros autores da literatura, parceiros de trabalho e vida.Um ganho e tanto!
             Por ocasião da III Bienal Alagoana do Livro, aqui em Maceió, em outubro de 2007, te ouvi mais uma vez, numa palestra. Foi na verdade uma "Roda de Prosa", pois lembro bem das risadas, do ambiente descontraído com tua alegria e bom humor. Era uma platéia repleta basicamente de educadoras, atentas, enlevadas, seduzidas por teu carisma. Lembro de olhar em volta e pensar que ali os homens te admiravam, invejavam até, e as mulheres te ouviam, riam junto e te entendiam perfeitamente, exercícios de admiração explícitos da condição feminina.
            Muito da conversa girou em torno do prazer de aprender, do se alegrar em usufruir de coisas simples, da busca da felicidade na relação com o outro, do prazer. Adorei ouvir cada palavra. Sim, porque além de mestre das metáforas, és um exímio contador de estórias, um encantador de almas. E, Mestre, pode até não parecer, mas, vez ou outra, fico tímida, só desejosa de ouvir e, também para não me render ao clima de tietagem, deixei escapar a oportunidade de te dizer da minha admiração, do meu carinho e gratidão por tua contribuição para que eu tenha me tornado uma educadora melhor, uma pessoa melhor. Dizer que "coleciono" as SINAPSES, que amo teu lado poeta, que, sempre que tenho um tempinho, visito tua casa e que adoro tua cozinha, meu lugar predileto.
           Aqui, do meu cantinho, torço para que continues produzindo muito e nos presenteando sempre com teu poetar educativo. Daqui, do meu cantinho, te agradeço.
           Um Abraço, Mestre!


*Gosto de escrever sobre pessoas, de prosear sobre e com elas. É um ótimo jeito de aprendermos um pouco mais sobre nós mesmos.