Rubem Fonseca

Ao mestre com carinho;

Dentre tantos escritores que admiro, (e são muitos) eis o maior de todos. RUBEM FONSECA.

Mestre na arte do conto, dá as palavras uma força de impacto raramente alcançada por outros autores. Textos inquietos e velozes que deixam os leitores perturbados, cúmplices, e por vezes até culpados. Ousadia e lucidez, técnica e invenção, personagens fascinantes e imprevisíveis, onde heróis viram vilões e vilões nem sempre são abomináveis, abrindo caminhos para um mundo onde a realidade e a ficção se confundem.

Esse é Rubem Fonseca! Capaz de transformar o mais devasso palavrão em uma sutileza poética.

“Suspeito que o universo não é apenas mais estranho do que supomos: é mais estranho do que somos capazes de supor.”

“Nem um escritor reconhece a própria mediocridade, apenas as dos outros.”

“Todo leitor reescreve o livro que lê durante o processo de leitura, e as vezes esse leitor pode fazer isso melhor que o próprio autor”

“Defecar é aliviante, é prazeroso, é saudável, é seguro, é barato, é inocente, é natural, é higiênico, ainda se você tiver o prazer de poder se lavar no bidê. Também pode ser educativo e intelectualmente excitante – são incontáveis aqueles que adoram ler e meditar quando estão desonerando os intestinos no recesso secreto e apaziguante do banheiro.”

Frases retiradas do livro: “E do meio do mundo prostituto só amores guardei ao meu charuto. FONSECA, Rubem - Companhia das Letras (1997).

Marcelo Nocelli
Enviado por Marcelo Nocelli em 15/04/2008
Código do texto: T946159
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.