MÃE-MÃE

Até algum tempo atrás eu compartilhava da idéia que mãe era tudo igual, só mudava de endereço. Mas hoje não sou partidário deste conceito.

Existem as mulheres que já nasceram mãe e mesmo que nunca tenham gerado no ventre um filho, são mães. São mães por instintos, por atos, por afeto, pelo amor que dão, amor sem limites, sem hora, sem tempo.

Já algumas mulheres apenas são parideiras. Não podem ser chamadas de mães, pois jamais souberam compartilhar um amor.

Fui abençoado ter uma mãe, no verdadeiro espírito da palavra, mãe que mesmo eu sendo independente dela desde cedo, de morar longe, jamais cansou de me dar seu amor, amor que às vezes vem em forma de carinho, em forma de bronca, de puxão de orelha, mas é amor, amor sempre presente.

Algumas mulheres mesmo sendo presenteada com a dádiva de gerar uma vida, não sabem o que é ser mãe. São egoístas em sua essência, só amam a si ou talvez nem a si, são desprovidas de bons sentimentos.

Mas não é dessas mães que quero falar, não são das mães que abandonam os filhos, que os agridem, às vezes até os matam, seja fisicamente ou aos poucos com desprezo, com humilhações, com maldades.

Quero falar das mães que realmente merecem este nome e serem reverenciadas nesse dia.

Erasmo Carlos há muito já escrevia: “Ei, mãe não sou mais menino. Não é justo que queira parir meu destino. Você já fez a sua parte me pondo no mundo...A barra tá pesada mãe. E quem sai na chuva é para se molhar...”

Mas atreva-se a dizer algo semelhante a uma mãe. As mais sensíveis irão chorar até você ficar com o maior remorso do mundo; as mais dramáticas vão chamar você de ingrato, dizer que você não liga para ela; as artistas irão dizer: tudo bem, você tem razão, vá lá, boa sorte, mas com aquela expressão bem carregada, triste; as estouradas vão gritar em alto e bom som: você é um ingrato, já esqueceu de tudo o que eu fiz, as noites que passei sem dormir? As ciumentas já irão dizer que tudo é culpa de fulano ou beltrana que quer tomar você dela.

Não tem jeito, mãe-mãe, é sempre mãe, não importa que você tenha 10, 15, 20, 30, 50, 70 anos. Ela sempre vai se meter em sua vida, dizer que você não está se cuidando, que está magro, mesmo você sabendo que precisa perder 10kg, ela sempre vai perguntar se você ta dormindo direito, perguntar e dar palpites sobre seus relacionamentos, dizer que você não está criando direito o neto dela.

Mas apesar de todos esses “defeitos” da mãe-mãe. É sempre no colo dela que você encontrará conforto, é sempre naquela mulher que às vezes o coração parece ser de pedra, outras vezes de manteiga que você encontrará o sentimento mais puro e verdadeiro do mundo, são naqueles braços, que o tempo teima em tornar frágeis, que encontraremos o acolhimento necessário para descansar e a força que precisamos para continuar a caminhada.

Parabéns às mães-mães;

Parabéns às tias-mães;

Parabéns às sogras-mães;

Parabéns às madrastas-mães;

Parabéns às irmãs-mães;

Parabéns às madrinhas-mães;

Parabéns às esposas-mães;

Parabéns às amigas-mães;

Parabéns às filhas-mães;

Parabéns às avós-mães. Estas merecem parabéns dobrados

Parabéns aquelas que de alguma forma nos protegem, nos brindam, nos deixam pensar que somos o sexo forte e que acima de tudo nunca deixam nos faltar o imprescindível e essencial amor maternal.

Que Deus abençoe a todas. Hoje e sempre.