Discurso Formatura

DISCURSO

CURSO DE PEDAGOGIA

É com imensa alegria e satisfação que estamos aqui reunidos para que juntos possamos festejar mais uma conquista: a nossa formatura do Curso de Pedagogia.

Queria ser uma poetiza e transformar em versos este lindo momento, pois não foi uma conquista fácil!

Na Faculdade de Mauá – FAMA, não tivemos só professores, mas pessoas maravilhosas e competentes que acreditaram em nossa capacidade e que durante a trajetória nos ajudaram a superar limitações e vencer cada um dos obstáculos...Verdadeiros educadores!!!

Os desafios apresentados, foram muitos e, com isto, as incertezas...mas que no final nos serviram de motivação para a construção de novos conhecimentos.

Em meu nome e de todos os alunos do Curso de Pedagogia, quero dizer aos professores que: É sabido que as dificuldades de qualquer profissão, são muitas, entretanto poucas, exigem tanto de um profissional como “a arte de ensinar”. É sabido também que muitas vezes o reconhecimento parece não surgir, no entanto, tenham a certeza de que vocês são muito importantes para cada um de nós, pois, nesta caminhada contribuíram de forma significativa para o crescimento pessoal e profissional de todos, por meio de uma postura ética, honesta e comprometida.

As várias etapas no decorrer do curso nos permitiram aprender a conhecer, a saber ouvir e assim perceber o quanto é importante e rica a diversidade, o respeito ao próximo e descobrir que as motivações num dado momento de nossas vidas nos impulsiona a prosseguir.

A Faculdade nos trouxe a perspectiva de um curso de pedagogia diferenciado que contempla uma formação rica, permitindo a nós pedagogos, atuarmos em diversos segmentos. Somos privilegiados, vitoriosos, pois superamos desafios permeados por horas de estágios, horas de relatórios de estágios... que pareciam não ter fim! Embora as experiências durante os estágios tenham sido em alguns momentos tristes, devido a situações presenciadas, a indignação nos impulsionou a tornar nossos ideais gigantescos, fazendo com que jamais desistíssemos.

Ao experienciar a pesquisa científica, vivenciamos mais um momento difícil, que exigiu muitas horas de dedicação mas também satisfação pois, isto nos possibilitou a elaboração de trabalhos riquíssimos, de conclusão de curso. A aprendizagem é um processo amplo e contínuo e ocorre a todo o momento, independente da área de atuação: Instituição Escolar, Empresa, Hospital, Ong’s,ou seja,o importante é que ao atuarmos como pedagogos, teremos a possibilidade de construirmos um mundo melhor.

Vivemos em um país onde historicamente, não há um compromisso sério com a educação e justamente, por isso, cabe ao novo educador, o desafio de refazê-la, reinventá-la, criando condições objetivas para uma educação de qualidade que supere o individualismo, formando pessoas solidárias, atuantes, críticas e acima de tudo felizes.

Temos em nossas mãos o compromisso de semear e disseminar o conhecimento com amor, dedicação e ética.,uma vez que somos responsáveis pela semente do amanhã.

Na difícil tarefa de escolhermos um professor paraninfo e homenageado, queremos que todos saibam que de alguma maneira vocês são paraninfos e homenageados porque merecem o nosso respeito e o nosso muito obrigado.

Nessa caminhada fomos e somos importantes uns para os outros, afinal passamos por momentos difíceis onde choramos e perdemos, assim como também nos divertimos e ganhamos, apesar de algumas desavenças que hoje não significam mais nada, diante das amizades solidificadas.

Teremos muito que recordar, levaremos em nossas mentes muitas lembranças e em nossos corações saudade...eterna, pois sabemos que todos esses momentos não voltarão.

Por fim, agradecemos a todos os presentes, aos funcionários da instituição sem exceção, aos mantenedores, ao Diretor Prof. MS Alechsandre dos Santos Lima, a Coordenadora Pedagógica Institucional Profª Drª.Ilca de Almeida Vianna, a Coordenadora Adjunta Profª MS Dinorá de Souza Lima e a todos os professores do curso de Pedagogia. Agradecemos também aos nossos pais e familiares que estiveram sempre ao nosso lado nos encorajando, nos dando força na medida precisa. Não podemos esquecer também, dos que já partiram, mas que continuarão conosco com as melhores lembranças. Quanto a nós, devemos pensar que outras etapas começarão e que da mesma forma venceremos com coragem, determinação, e confiança em nossas capacidades e inteligência, aproveitando tudo que nos foi ensinado até hoje.

Agora devemos nos abraçar, pois esse momento jamais será esquecido. Foram quatro anos juntos e agora a separação é inevitável, as despedidas são sempre muito tristes, mas o que nos conforta é saber que no futuro teremos lembranças maravilhosas e a certeza de que estaremos sempre com Deus em nossa caminhada.

Elisangela Oliveira Fialho

Elisfialho
Enviado por Elisfialho em 19/05/2008
Código do texto: T995963