24 DE AGOSTO: DIA DA SOGRA!

Genros alerta: hoje é o dia de homenagear a figura feminina mais importante do seu imaginário: a sacrossanta mãezinha da sua esposa, a avó dos seus filhos, aquela que pode ser para você um pote de mel ou um frasco de veneno, dependendo da sua sorte ou das circunstancias. Existem sogras mãezonas e bruxas - em matéria de sogras,não há meio termo-e,ela tem o poder de incendiar sua casa ou,ajudá-lo a mante-lá.Você,quase sempre deseja vê-la como cerveja:gelada e em cima da mesa;você inveja a sorte de Adão:nunca teve sogra e você,que não é chegado a feijoada,quer que ela seja como o feijão:debaixo do chão;telefonei para uns amigos genros e perguntei que presente pretendiam dar ás suas respectivas;foram gentis.Um quer pagar-lhe a estadia de três semanas na Geórgia,conhecer os costumes russos,essas coisas;um outro gostaria de estar lhe enviando uma coroa;mas,seria uma coroa bonita, de rosas e crisântemos;um outro quer leva- lá a uma churrascaria;já que o colesterol dela ta alto,talvez a picanha com alho do  Boi Preto fizesse toda a diferença.

Mas, como terá começado o mito da sogra?

 Imagino que,mulheres frustradas são responsáveis por isso,pelo menos têm uma parcela de culpa;mulheres que abdicaram de suas vidas para se dedicarem ao marido e aos filhos,sem vida própria,sem objetivos e que viram a vida passar sem participar dela,viram os filhos crescerem e abandonar o ninho e,outra mulher,mais jovem e mais bela,ocupar toda atenção do filho;então,sentindo-se preterida,se desespera e se volta contra “a intrusa”,infernizando a vida das noras.

O oposto é a mãe cuidadosa,castradora,que acha que o genro não trata bem sua princesa,que falta a esta carinho,bens materiais,e,sua garotinha está envelhecendo de tanto esquentar a barriga no fogão e esfriar no tanque ,rememorando,talvez,sua própria estória.Lembra-se do caso do chinês que inventou o espelho;sua mulher foi queixar-se á mãe que o marido tinha trazido outra mulher prá casa.Olhando no espelho,que ignorava que refletia a si própria,disse á mãe:-êle trouxe outra mulher;estou a vê-la;a mãe,tomando do objeto estranho,mirou-se nele e disse:-não se importe,filha;a mulher que êle trouxe é velha e feia.

O certo é que nós,sogras,somos exorcisadas,excecradas,temidas,indiferentes e,algumas(raras)vezes amadas.

Um genro ,ao ser perguntado pelo agente funerário o que fazer com a sogra falecida,respondeu de pronto:-cremá-la e enterrá-la;não podemos facilitar.

Eu não tive queixas das minhas,enquanto vivas;não falava com elas a um bom tempo;Elas não gostavam de ser interrompidas.

     

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 24/08/2008
Código do texto: T1143530
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.