O ALUNO NOVATO

Quando eu estava no ginásio, certa vez aconteceu um fato engraçado: éramos quarenta alunos em uma sala, a matéria "Ciências" englobava as áreas de física, quimica e biologia. Nosso professor, ranzinza, sofria com os alunos. A sala lotada, nas primeiras semanas de aula-era apenas duas dele por semana- ele ainda não havia se familiarizado com os alunos nem decorado seus nomes.

Estavamos na fila uma tarde, aguardando o sinal para a entrada para as salas. A sirene tocou e como se tivessem aberto a porteira de um curral, "embocamos" para a sala. O professor havia acabado de entrar e esperava em pé dentro da sala. Nervoso, ao ver aquela algazarra, deu-nos uma lição de civilidade, e notou que um dos presentes continuava a fazer barulho na sala. Irritado, mandou o aluno sentar-se e fazer silêncio.

Abriu o livro e disse que ia fazer uma arguição. Na segunda-feira, ele gostava de escolher de modo aleatório, alunos para serem arguidos.

E disse:

-Você aí seu barulhento: o que é antígeno?

O sujeito assustado respondeu:

-Sei não...

-O que é DNA?

-Nunca ouvi falar...

-O que é um êmbolo?

-Faço a menor idéia...

O professor irritado disse:

-Você não estudou no final de semana?

-Não senhor...

-O que é que você fez no final de semana?

-Ah, eu fui lá no Cabaré do Honorato e dancei gafieira a noite inteira...

-Você não quer passar de ano?

-Quero não...

-Você não quer se formar, ter um diploma?

-Não senhor...

-Afinal de contas o que é que você vem fazer aqui...

-Bem professor, o negócio é o seguinte, eu peguei de empreitada, a reforma das carteiras e cadeiras desta sala, eu não sou aluno, sou carpinteiro, e o serviço atrasou e a aula começou comigo aqui dentro...

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 15/09/2008
Reeditado em 16/09/2008
Código do texto: T1178790