Pra casar, tem que ser cabra macho!

Dois rapazes estavam apaixonados pela mesma moça e foram pedir a sua mão ao pai, um poderoso e rico fazendeiro da região com fama de cabra macho e de rápido no gatilho.

Recebendo o primeiro pretendente, o pai da moça falou:

- Meu rapaz, minha filha só casa com cabra macho valente. Tens que me provar que és desse jeito.

- Sim, senhor, o que devo fazer?

- Hoje, às 9 horas da noite, deves ir ao cemitério. Lá encontrarás um caixão de defunto, vazio. Entra nele, fecha a tampa e, aconteça o que acontecer, fica quietinho lá dentro até o amanhecer. Tens coragem para fazer isso?

- Sim, senhor!

Para o segundo pretendente, o pai falou:

- Tens que me provar que és um cabra macho valente.

- O que devo fazer, senhor?

- Tem um cadáver dentro de um caixão, logo na entrada do cemitério. Hoje, à meia-noite, vestido de Diabo, deves ir lá, pegar o caixão com o morto, colocá-lo nas costas e trazê-lo para cá. Tens coragem para fazer isso?

- Sim, senhor!

Tudo combinado, às 9 horas da noite em ponto, o primeiro pretendente penetrou no cemitério, enfiou-se no caixão de defunto e ficou lá quietinho. À meia-noite, chegou o segundo pretendente, vestido de Diabo, pôs o caixão nas costas e começou a caminhar pela estrada.

O pretendente que estava dentro do caixão tomou um susto enorme. Que diabo era aquilo? Quem o estava levando e para onde? Abriu devagarinho a tampa do caixão e tomou outro susto: era o Diabo e, com certeza, pensando que ele estava morto, o estaria levando para o Inferno! Encolheu-se, quietinho, transido de medo, dentro do caixão.

Mas a caminhada era longa e o pretendente dentro do caixão começou a impacientar-se. Depois de uma hora de caminhada, tomou coragem, levantou a tampa do caixão e perguntou:

- Seu Diabo, ainda que mal lhe pergunte, o Inferno ainda tá muito longe?

Um morto que falava!... O pretendente vestido de Diabo deu um berro horrível, jogou o caixão no chão e botou sebo nas canelas!

O primeiro pretendente voltou com o caixão para o cemitério onde esperou pelo amanhecer. E ganhou a mão da moça.

Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 04/11/2008
Reeditado em 26/03/2011
Código do texto: T1265989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.