Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

RESGUARDO QUEBRADO

Nos Cafundós, quando a mulher dá a luz, o período da convalescença é chamado ‘resguardo’. Nesse intervalo ela não toma banho, não passa por fortes emoções ou... Se algo inesperado acontecer, ela pega a tal doença de nome ‘resguardo quebrado’, fica doida, desmiolada, ou seja, abestalhada. Minha tia morria de medo só em ouvir falar de louco. Mas foi visitar uma comadre..., aquela mulher parideira na maternidade Cafundoense. Conversa vai, papo vem e a parturiente começou a fazer marmota e a suar frio, parecia ter uma ‘coisa ruim’, o estômago embrulhado. Ela olha para minha tia e pede: - Comadre, traz uma aparadeira. A velha entendeu uma baladeira. Não contou pipoca, trincou os dentes e fez finca pé. - Valhei-me meu Padim Pade Ciço! A comadre está de ‘resguardo quebrado’, a doida quer atirar pedras de baladeira em...
Na fuga fez a maior estripulia, quebrou prato, mesa, cadeira, tudo que encontrava a sua frente, quando esbarrou na calçada, viu-se que estava urinada e cagada, respirou fundo e disse: - Escapei fedendo, mas não sofri nenhuma pedrada da comadre que perdeu o juízo. Né que ela quebrou o resguardo!

 

Chiquimribeiro
Enviado por Chiquimribeiro em 02/04/2006
Reeditado em 19/06/2015
Código do texto: T132542
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Chiquimribeiro
Fortaleza - Ceará - Brasil
507 textos (70754 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 16:31)
Chiquimribeiro