Com certeza as formigas trocam idéias

Ontem pensando na vida, pude constatar que as formigas trocam idéias.

É verdade...estava eu fazendo minhas necessidades fisiológicas, quando de repente avistei um comboio delas indo em direção à uma pequena fresta no azulejo do banheiro. Enquanto umas iam, outras voltavam apressadas. Mas, quando se encontravam, reparei que uma falava no ouvido da outra ( será que elas possuem ouvido? Sei lá. ) como se estivessem trocando alguma informação. Sendo assim fiquei de bobeira pensando nos diálogos, que na hora imaginei ser assim:

Formigas traficantes

Cara...a casa caiu, uma blitz feita por tamanduás da federal, apreendeu toda a nossa carga e ainda exterminou com nossas companheiras. Acho melhor voltarmos.

Carregamento abandonado

Corre amigo, um carregamento de folhas verdes foi abandonado ontem à noite pelas Polyergus Rufescens devido a um forte temporal, se você andar depressa ainda pode conseguir alguma coisa para o jantar. Valeuuuu...fuiiii...

Amigas

Oi amiga, tudo bem?

Tudo ok! E a família como está?

Vai bem, com certeza...as meninas estão todas crescidas e já namorando. É a vida né! Um feliz natal e um próspero ano novo para vocês todos viu!

Igualmente...beijo...a gente se vê amiga.

Amigos

E aí, quando é que vamos tomar aquele chopp no bar do Ecitron Burchelli? Ouvi dizer que lá agora fica show de bola, eles andam fazendo tira-gosto com uns tais fungos que são uma delícia.

Ahhh...marca com a galera e me avisa ok...um abraço.

Desempregado

Corre rapaz, porque a fila está enorme, a rainha está contratando operários para todas as frentes de serviço, mas as vagas não são muitas...anda, vai em frente e boa sorte...

Obrigado pela dica...fuiiii

Acho que é por aí, claro que cientificamente há controvérsias, mas prefiro a minha tese...rsss

Valeu galera, quem quiser ler a tese científica...basta continuar a leitura..rssss...valeuuuu

Comunicação

As formigas se comunicam geralmente por uma química chamada feromonas, esses sinais de mensagens são mais desenvolvidos na espécie das formigas que em outros grupos de himenópteros. Como as formigas passam a vida em contato com o solo, elas deixam uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras formigas. Quando uma obreira encontra comida ela deixa um rastro no caminho de volta para a colônia, e esse é seguido por outras formigas que reforçam o rastro quando elas voltam à colônia. Quando o alimento acaba, as trilhas não são remarcados pelas formigas que voltam e o cheiro se dissipa. Esse comportamento ajuda as formigas a se adaptarem à mudanças em seu meio. Quando um caminho estabelecido para uma fonte de comida é bloqueado por um novo obstáculo, as obreiras o deixam para explorar novas rotas. Se bem sucedida, a formiga retorna e marca um novo rastro para a rota mais curta. Trilhas bem sucedidas, são seguidas por mais formigas, e cada uma o reforça com mais feromônio (as formigas seguirão a rota mais fortemente marcada). A casa é sempre localizada por pontos de referência deixados na área e pela posição do sol; os olhos compostos das formigas têm células especializadas que detectam luz polarizada, usados para determinar direção. As formigas usam feromônio para outros propósitos também. Uma formiga esmagada emitirá um alarme de feromônio, o qual em alta concentração leva as formigas mais próximas a um furor de ataque; e em baixa concentração, as atrai. Para confundir inimigos, várias espécies de formigas também usam feromônios, que os fazem lutar entre eles mesmos

Como outros insetos, as formigas sentem o cheiro com longas e finas antenas. As antenas têm como cotovelos ligados ao primeiro segmento alongado; e visto que vêm em pares-como visão binocular ou equipamento de som estereofônico elas obtêm informações sobre direção e intensidade. Quando duas formigas se encontram, tocam as antenas e as feromonas que estiverem presentes fornecem informação sobre o estado de alimentação de cada uma, o que pode levar à trofalaxia, ou seja, uma delas regurgita a comida para a outra.