Reunião (quem ainda não participou de uma?)

Para mim as únicas reuniões boas que existem são as reuniões sociais, onde se bebe de tudo um pouco e de tudo se belisca um tanto. Mas vamos falar daquelas reuniões de serviços, intermináveis, agendadas ou não. Essas não são com certeza um bom programa e muito menos agradáveis. Aliás é agradável quando acaba.

Reunião de diretoria, reunião de planejamento, de análise crítica, de planejamento orçamentário, de segurança do trabalho, etc e tal, é simplesmente uma sessão de tortura, sonolenta, improdutiva e pior ainda, ao final ninguém fica realmente sabendo o que fazer ou qual a melhor desculpa para não aparecer na próxima, que já ficou agendada para daqui há...., digamos sete dias.

Numa reunião, seja ela qual for, em se tratando do mundo corporativo, todos, com exceção do chefe, entram nela como bois no cubículo do matadouro. Cabisbaixos, meditabundos e etc. Acrescentem-se vários etecetaras, pois a reunião inicialmente agendada para durar 02 horas, vai estender até um pouco após o horário normal de trabalho. Adeus aos compromissos agendados após o horário de expediente. (barzinho, cinema, futebol, ou ainda chegar em casa no horário)

Quando começa uma reunião e o chefe toma a cabeceira da mesa, é imperativo que ao lado dele ou dela sentem dois puxa sacos, (um de cada lado) normalmente com agenda de capa de couro e lapiseiras do tipo 0,07mm e, invariavelmente são estes os primeiros a levar uma bela de uma esporra, motivo pelo qual até o fim da reunião não tem nem coragem de olhar para os colegas ao lado. Bem feito.

Numa reunião normalmente são servidos cafezinhos que um dos participantes acabam derramando sobre o último gráfico e é uma correria para imprimir outro.

Reunião que se preze tem que ter ata, daquelas bem minuciosas. Apontamento daqui, apontamentos de lá, metas que não são cumpridas, indicadores que não são mensuráveis e mais planejamentos e planos de ações de todas as formas, formatos, cores e tamanhos que a moderna administração propicia.

Numa reunião tudo é de extrema importância, desde as inevitáveis observações iniciais do patrocinador (entenda chefe), até a logística e infra-estrutura do local como: espaço, data show, mapa estratégico, painel de bordo, planilhas coloridas com gráficos do arco da velha e apresentações de slides, muitos slides . Numa reunião tudo, mas tudo mesmo é importantíssimo, menos as pessoas.

Você não precisa fazer muito esforço de memória para lembrar as palavras mágicas que são proferidas numa reunião. Invariavelmente ela (a reunião é claro), gira em torno de lindos vocábulos do tipo: Mercado atual, unidade de negócios, favorabilidade, tendência, indicadores, critérios, análises, fluxograma, organograma, legalidade, publicidade, sustentabilidade, premiação, relatório de avaliação, avaliação gerencial, individual e outras tantas que nunca chegaremos a entender na sua essência.

Numa reunião normalmente questionam você exatamente o andamento de algum projeto ou trabalho que você nem iniciou ainda e nem sequer sabe onde se encontra. Calafrios.

Normalmente numa reunião que está prestes a terminar, sempre alguém dá um palpite e/ou pede alguns detalhes técnicos e a reunião que estava quase acabando toma novo rumo e lá se vão mais alguns intermináveis minutos.

Uma reunião se torna legal, quando acaba. Tá certo que todo mundo sai dela entendendo menos de quando entrou, mas pelo menos já hora de ir embora ou de sair para o almoço. Por hoje chega, vou parar por aqui pois estão me convocando para uma reunião. Você está convidado ?

Guilhermino
Enviado por Guilhermino em 12/01/2009
Código do texto: T1380821
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.