NÃO ALIMENTE AS CRIANÇAS!

Este conto é baseado na aventura do amigo Alexsandro Brum, em sua narrativa acerca da festa de aniversário de sua filhinha.

Nascemos nos anos 70, fomos adolescentes nos anos 90, ouvindo Pearl Jam e coisas velhas de Jethro Tull, lendo quadrinhos, nunca imaginamos como seria a Odisséia de nos tornarmos pais. Eu ainda estou longe disso, essa, quero ver se perco, mas, a história que segue me fez ter vontade de conseguir um bichinho desses para mim... Dia desses, hoje, ainda não.

***

A Amandinha é uma criança incrível, não canso de repetir isso. Ela me surpreende o tempo todo e acho mesmo que ela é super dotada. Não é por que sou pai babão, e sou sim, assumo na cara de pau, mas é por que ela me sai com cada uma... Por exemplo: Televisão para mim, telejornal, é portal de desgraça, não quero que ela assista, mas, ela estava dia desses brincando quietinha enquanto eu assistia escondido na cozinha, aquelas enchentes todas de São Paulo, e aparecia a notícia sobre um homem que ficou preso dentro de seu carro, o carro afundou, foi levado pela correnteza, e ele saiu são e salvo, só com o braço e algumas costelas quebradas, segundo o locutor.

Ela ergueu a cabecinha e soltou: Mentira, se ele quebrou o braço e umas costelas ele se ferrou!

Nessas horas eu lembrava do Arquivo X... Essa menina tem DNA mutante... Outro dia o céu amanheceu escuro de chuva e ela perguntou: Vó, a terra parou de girar?

Eu tinha medo que os olhinhos dela mudassem de cor, que ela levitasse as coisas, como em Matrix ou A Cidade dos Amaldiçoados, e ficava todo orgulhoso disso, ahá, eu seria o “Pai de uma Mutante”. Mas a festa de aniversário dela me mostrou que as crianças de hoje são todas assim, que ela ainda é esperta demais, meu orgulho, mas que o mundo mudou muito nos últimos 20 anos e essa molecada já está nascendo com inteligência superior... Seres híbridos, ou será que no teste do pézinho estão implantando micro chips nas crianças? Bem, entendam o que sinto lendo o relato abaixo.

Eu todo faceiro, festinha de 4 anos da Amandinha, finalmente ela iria aproveitar uma festa de aniversário decentemente. Neném nenhum aproveita festa. Bacana é já ser grandinho para poder correr, comer doce escondido debaixo da mesa, colocar bombom na cadeira da tia gorda... Eu estava super ansioso pelas histórias que teria para contar depois... Ela queria uma festa a fantasia, queria ir de Sininho ( é apaixonada pelas histórias do Peter Pan ) e então, como criança adora essas coisas, no dia da festa eu tinha todo o Mundo de Faz de Conta dentro de um salão de festas... Mais ou menos 50 personagens dos mais variados autores, editoras, séries... Uma disputa desgraçada entre a Marvel e a DC Comics, duas piscinas de bolinha, algumas princesas brigando por uma única Barbie, e chuva, muita chuva... Chovia de derramar, de enxarcar gato, e todas aquelas coisinhas adoráveis restritas a um espaço com cerca de 50 metros quadrados. A expressão de minha esposa já dizia tudo, a tarde seria longa como na Sibéria...

Estufei o peito, estava com meus amigos por lá, tinha cerveja, o Pinguim, um dos camaradas mais antigos, já tinha me dado uma força com a piscina de bolinhas e com os balões, falou que segurava a onda, estava do meu lado... Respirei fundo e encarei o clã dos entes fantásticos...

Uns quatro Super Homens, perdi a conta de quantos Batmans tinham, mais um ou dois Fantasmas, e tinha um Batman rechonchudo que atacava os docinhos como se eles fossem o Coringa, e não batia em ninguém, usava óculos, só comia e apanhava. Contratei uma moça para fazer bichinhos de bexiga, e ela, empolgada com a “animação” da molecada começou a fazer espadinhas de balão... Eu dizia a ela: Moça, pelo Amor de Deus, faz chapéu, faz cachorrinho, faz coraçãozinho!!! Espada não!!! E estava armado o desastre: Era a Liga da Justiça contra a Liga da Justiça... Super Homem brigando com Super Homem, pareciam os episódios do Mundo Bizarro... Ainda mais quando todos os Batmans iam de espada para cima do Devorador de Brigadeiros, que gritava: Eu tenho um Bat Cintooooo e uso óculooooos!!!

Eu tive que mostrar o Bat Cinto para eles, ergui correndo o Bat-brigadeiro ( vou chamá-lo assim ) e falei: Ele tá comigo, eu tenho o Bat Cinto, quem chegar perto dele vira fumaça e vai para o Mundo Bizarro... Eles se afastaram, fiquei cheio de mim, eles entenderam! Eles assistiam! E como eu na idade deles, deveriam morrer de medo daquele mundo!! Um Thor ruivinho me puxou a calça: Tio, o que é o Mundo Bizarro? Desmontei... Ao meu sinal de desânimo, a pancadaria recomeçou.

Procurei a Amandinha, e ela bem faceira pulando na piscina de bolinhas, gritava: Paaai! Pega minha varinha mágica!!! Fui correndo, entreguei a varinha para ela e falei: Vai filhinha, faz uma mágica para eles pararem de brigar, põe pirlimpimpim em todo mundo! E ela, séria: Pai, eu vou tirar foto com a mãe, tava sem minha varinha...

Busquei ajuda nos olhos dos meus amigos... Eles, além de já terem tomado metade da minha cerveja, já tinham dominado os pick ups da festa, e os Ramones rolavam solto, com toda molecada pulando ao som de “I wanna Be Sedeated”... Era só o que eu queria, todos sedados , bem anjinhos... Mas era só a letra da música, mais nada... Um dos ilustres amigos entrou na pista e ensinou a eles como fazíamos no Sindicate, quando tocavam Ramones, e, se não bastassem as espadinhas, agora eles estavam pongando. Era o inferno na terra, e o Pinguim atrás do som, morrendo de rir. Eu,carregando o Bat-Brigadeiro debaixo do braço, e digo, não era fácil...

Não aguentei, entrei no meio da pistinha e gritei: Chega!!! DC Comics pra esse lado, Marvel pro outro! Tô botando ordem aqui agora!!! E nada... Eles pongaram comigo. Minha canela parecia um quadro do Dali no dia seguinte, um roxo surreal...

O Pinguim, acho que num instante de piedade, valorizado pelos anos de nossa amizade, berrou detrás da mesa de som: Quem quer ouvir mais Ramones com o tio Pinguim??!!

Pinguim... Nome fantástico para ser dito no meio de dezenas de micro Batmans enfurecidos... Num segundo o salão estava calmo, e ele, correndo na chuva, com todos os pequenos canibais atrás dele, gritava: Sandrooooo!!! Faz alguma coisaaaaa!!!

Eu? Eu fiz tudo desde o começo!!! Eu só queria uma festinha de aniversário para a Amandinha, eu só queria ver eles dançando Xuxa, Balão Mágico, e brincando de elástico e queimada, eu só queria ver crianças!!! Eu agora só vou ler Mad, chega de super herói e quer saber, me dá uma cerveja, garçon!

- Senhor, a cerveja acabou. Aceita um refrigerante?

***

Seja pai, eu recomendo. Mas esqueça as festinhas de aniversário. São esporte de risco.

Carla Umbria
Enviado por Carla Umbria em 13/01/2009
Reeditado em 14/01/2009
Código do texto: T1383297
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.