JESUS E O CAPETA DIVIDINDO AS ALMAS

Este causo, ouvi quando ainda era criança.

No cemitério daquela pequena cidade, nasceu perto da casinha do zelador, um coqueiro de macaúbas. O Zelador tinha verdadeiro ciúme dele. Os cocos cheirosos e amarelinhos eram ávidamente disputados pela molecada. Ele vigiava o coqueiro como a galinha vigia os pintos. Certo dia, ele teve que viajar e dois moleques combinaram pular o muro e ir lá roubar os cocos. Dito e feito, arranjaram um longo bambú, e à tardinha pularam o muro, cada um com um embornal.

Já escurecendo, começaram a chuchar o cacho de coco com o bambú, logo uma cascata de coco caiu sobre eles, alguns, como o coqueiro era perto do muro, cairam do lado de fora.

Juntaram os cocos e foram dividi-los. E começaram:

-Um para mim, outro para você.

A noite caiu depressa. O cemitério ficava em um canto isolado da cidade. Nesse, momento passou o João Ristilo, bêbado como sempre, encostou no muro do cemitério para dar uma mijada.

E escutou aquela voz lá dentro do cemitério dizendo:

-Esse é meu, esse é seu, um para mim, outro para você.

Apavorado, saiu correndo e molhando as calças.

Correu na casa paroquial, e procurou o padre que estava na varanda fumando seu indefectível charuto.

-Padre, venha ver, lá no cemitério, tá o capeta e Jesus dividindo as almas!

-Ora João, você está bêbado!

Tanto o João insistiu, que o padre resolveu acompanhá-lo para tirar aquilo a limpo.

No caminho, encontraram com o delegado e o prefeito, jogando baralho na venda do Zicão. João contou aos dois o que acontecia no cemitério. Ninguém acreditou, mas resolveram acompanhá-los até o cemitério, que era ali perto. O delegado falou:

-Se for mentira, João, te meto no xadrez e jogo a chave no ribeirão!

Foram chegando ao muro do cemitério em silêncio, nas pontas dos pés. Colaram os ouvidos no muro e escutaram alto e claro:

-Esse é meu, esse é seu, um para mim, outro para você.

Ficaram todos com os cabelos em pé.

Nisso terminaram a divisão dos cocos e um dos moleques falou:

-Bão esses daqui de dentro já dividimos, agora vamos dividir aqueles que estão lá fora...

Foi fogo na pólvora, correu o prefeito, o delegado, o padre e o João, apavorados pela noite afora...

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 13/02/2009
Reeditado em 13/02/2009
Código do texto: T1436803