O CORINTIANO RENITENTE

Tunico meu primo, mudou-se para São Paulo ainda jovem, Corintiano fanático, esqueceu-se de suas raizes mineiras, não fala mais em Atlético Mineiro nem Cruzeiro, é só o Timão. Quando o Corinthians ganha do cruzeiro, ele telefona, passa e-mail e ninguém o aguenta. Quando o Corinthians caiu para a segundona, foi um sossego. Ele sumiu. Para lhe torrar o saco, eu falo que torço para o Palmeiras, que ele detesta. Na verdade torço para três times: Fluminense no Rio, Cruzeiro em Belo Horizonte e o time (qualquer time) que joga contra o Atlético Mineiro.

Agora ele não fala em outra coisa: Ronaldo. Ronaldo daqui, Ronaldo dali. Após o empate com o Palmeiras no último jogo ele deu as caras por aqui. Meu sobrinho falou com ele: O time dono do passe do Ronaldo vai vendê-lo é por arroba, ele parece um barrão...

Estavamos em uma sala e ele só falando no Coringão e no Ronaldo, meu sobrinho estava estudando e havia um livro de poesias em cima da mesa, eu peguei o livro e disse:

-Tunico, vamos mudar de assunto, você se lembra quando estavamos na escola e a professora sempre que havia uma leitura de poesia mandava você ir lá na frente e ler para todos ouvirem?

-Claro que me lembro, ela falava que eu respeitava os pontos, virgulas, e que falava na entonação certa...

Eu disse:

-Relembre os velhos tempos e leia essa poesia para nós.

Ele pegou o livro e leu:

"Minha terra tem...Corinthians,

onde canta o sabiá,

palmeirense que me goza

no seu ... vai tomá....

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 11/03/2009
Código do texto: T1480458