CIRANDA, CIRANDINHA... OU BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS

As crianças de hoje, só querem saber de playstation, Orkut, MSN, celulares, etc. Uma noite, no malfadado horário de verão, passando por uma praça, ví uma brincadeira que há anos não via: crianças brincando de roda. Parei para ver. Elas cantavam: "Fui a fonte de Itororó"... "Atirei o pau no gato"..."Era uma vez uma pastora"...Fiquei encantado. Sentei em um banco para apreciar melhor. Eram cinco meninas e um menino, visivelmente contrariado por ter que participar daquela brincadeira, devia ser por imposição de uma irmã mais velha.

Daí a pouco começaram a brincar de uma brincadeira que eu gostava muito quando criança. Não recordo bem o nome, mas eu a conhecia por "Tá pronto, sô Lobo? Ficava uma criança atrás de uma moita, e os outros em fila, um a um, chegavam na moita e perguntava ao Lobo se ele estava pronto. Ele quase nunca estava pronto, sempre estava fazendo alguma coisa. Quando ele dizia que estava pronto, saia correndo atrás da criança e se a pegava antes dela chegar onde as outras estavam, invertiam as posições, a que fosse pega, seria o Lobo.

Uma menina perguntou a que estava fazendo o papel de Lobo:

-Tá pronto, Sô Lobo?

-Não, respondeu ela, tô escovando os dentes!

Ela voltava para o grupo e outra ia e perguntava:

-Tá pronto, Sô Lobo?

-Nâo, tô penteando o cabelo!

Outra vinha e perguntava:

-Tá pronto, Sô Lobo?

-Não tô tomando café!

Aí chegou a vez do moleque que com uma certa má vontade também perguntou:

-Tá pronto, Sô Lobo?

A menina, ou melhor "Sô Lobo", gritou:

-Tôôôô... E saiu correndo de trás da moita e sem dar tempo do moleque pensar em correr, o pegou.

O Moleque resmungando, foi para detrás da moita e ficou sendo o "Sô Lobo".

Uma das meninas chegou perto da moita e perguntou:

-Tá pronto, Sô Lobo?

Ele com raiva respondeu:

-Não, tô cagano!...

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 16/03/2009
Código do texto: T1488947