QUE BURACO!

Cada pessoa tem seu modo peculiar de admirar-se de uma coisa, uns dizem: "Nossa", outros "Puta que pariu", "Puta merda", "Caramba", "Credo em Cruz", etc. O Vaqueiro Quinzinho tinha um modo "sui generis" de se espantar ou admirar alguma coisa. Quando ele se admirava de uma coisa boa ou má ele dizia: "Que buraco".

Certa vez ele estava jogando truco na venda do Pinguelão, na Serra do Tigre, e um dos parceiros disse:

-Coitado do Gumercino, deu aftosa nas vaquinhas dele e ele perdeu todo seu prantel...

Quinzinho disse:

-Que buraco!

Outro disse:

-Ih, o Zé Picapau caiu do cavalo e quebrô a cravicula, vai ficá uns quato meis sem podê trabaiá, e ele cum aquela mininada toda...

Quinzinho disse:

-Que buraco!

Pinguelão chegou na mesa para servir uma dose de pinga para o Quinzinho e disse:

-Os curuquerê atacô a lavora de argudão do Filismino e ele num vai coié quais nada, o pió é que ele pidiu dinhero imprestado pra fazê a lavora...

Quinzinho disse novamente:

-Que buraco!

Nesse momento foi entrando o João Tramela todo risonho e se aproximou da mesa dos jogadores.

Quinzinho disse:

-Uai, João, cê viu passarinho verde, ô ocê ganhô onte dinoite, eh, eh, eh...

-Que ganhei nada sô, vô passá um tempão sem ganhá, a muié ganhô neném...

-Minino home ô minina muié? perguntou Quinzinho.

-Minino home, um bizerrão do saco roxo, ele pesô quais cinco quilo...

Quinzinho distraido com as cartas disse bem alto:

- Cinco quilo... que buraco!...

* * *