BAIRRISMO MINEIRO

BAIRRISMO MINEIRO!

O seu Júlio Borges D´Ávila, é o amigo que qualquer pessoa gostaria de ter.

Mineiro de Alfenas, vivido, Farmacêutico, na casa dos setenta anos, culto, modesto, casado com a dona Aparecida, é um extraordinário contador de histórias.

O danado manteve-se solteiro por longa data e, como Farmacêutico dos bons, nunca teve dificuldade pra arranjar trabalho. Isso permitiu que conhecesse, praticamente, o país todo.

Se o assunto for política, demonstra que conhece, como poucos, os seus meandros e, causa até a impressão de que conviveu intimamente com os grandes nomes da política brasileira.

Foi numa das nossas intermináveis conversas que o meu amigo saiu com essa.

Segundo ele, depois da Revolução de 1932, os Governos de São Paulo e Minas Gerais, remarcaram as divisas dos dois Estados.

A nova fronteira acabou por criar alguns problemas cartoriais. Muitas propriedades rurais que antes se localizam num ou noutro Estado, de repente, tiveram suas áreas divididas, ficando uma parte em São Paulo e outra em Minas.

Foi aí que o seu Júlio caprichou na história. Disse que um mineiro visitando seu compadre, um fazendeiro que acabou ficando justamente com a sede da propriedade no lado paulista, encontrou o homem bufando de bravo.

Um ano depois, o compadre voltou a visitar o fazendeiro e, para sua surpresa, notou que esse havia demolido a sede da fazenda que se encontrava em território paulista, e reconstruído no lado mineiro. Como a nova sede ficou distante menos de duzentos metros da anterior, o visitante, intrigado, perguntou: “Por quê o senhor fez isso, compadre?”

A resposta foi na bucha!

“Compadre, eu e a patroa não acostumamos, de jeito nenhum, com o clima do Estado de São Paulo. Por isso, nós mudamos de volta pra Minas”.

Lázaro Alves

09/05/2009.