O BEBADO E A CATRACA

Há 25 anos presenciei uma cena num ônibus, após meu carro ter pifado, que muito me constrangeu: o cobrador maltratava um bêbado que dizia não estar conseguindo pegar o dinheiro (de tão bêbado estava) e o cobrador empurrou-o para fora do ônibus e por pouco o coitado não arrebenta a cara no muro de uma casa.

Todos nos revoltamos e resolvi dar o troco, com esta cena de uma peça que escrevo há anos, intitulada "O BANCO", que trata da parte triste e humorística do uso das drogas. O banco é a única mobília da peça, não tem nada a ver com a outra droga que rouba quem precisa.

________________________

O BÊBADO E A CATRACA – A cena se passa num ônibus. Um bêbado (B) parado na catraca, o cobrador (C) sentado no “banco” esperando que ele pague e passe.

C: Ô meu, paga ou desce!

B: Eu tava pensando... Me acompanha: Se eu fosse um rei, minha mulher seria uma rainha e o meu filho... Seria um prinspe! Tá acompanhando?

C: (Faz cara feia): E daí?

B: Segue meu raciocínio... Agora, se eu fosse uma rainha... É se eu fosse uma rainha,... meu marido seria um rei e o meu filho... Meu filho também seria um prinspe! Tá acompanhando?

C: Chiii! É hoje!

B: Deix’eu completar meu raciocínio... Tá acompanhando? Se eu fosse um príncipe... Se eu fosse um príncipe, meu pai seria um rei e a minha mãe...É, a minha mãe seria uma rainha! Percebeu? Seguiu o raciocínio?

C: E se a sua mãe fosse uma prostituta?

B: Bem proposto, muito bem proposto! Demora um pouco, mas eu acho o raciocínio! Me acompanha: Se minha mãe fosse uma prostituta... É isso aí! Se a minha mãe fosse uma prostituta... O meu pai seria... É, o meu pai seria um corno e eu... Eu seria cobrador de ônibus!

__________________________

drmarcio@drmarcioconsigo.com