As aventuras de Tonico - A deusinha da rua

     Era uma vez os meus dez anos...
     Meu irmão Joaquim era bonitinho, louro, de olhos verdes, mas muito tímido. Eu também não era feio, mas, em comparação com o meu irmão, aos olhos das menininhas, era um sapo. Mas um sapo metido a príncipe e dado a cantar todas que via pela frente. Além disso, a minha veia satírica, irônica, irreverente ou debochada como queiram, se revelou muito cedo e, por essa razão, minha fama não era lá muito recomendável entre a turminha de saias.
     Havia uma deusinha lá na nossa rua por quem eu vivia caído de paixão, mas ela simplesmente me olhava como se olha para uma inutilidade qualquer. Isso mexia com a minha autoestima de sedutorzinho de plantão. Mas o pior era que ela se tomara de grande antipatia por mim e criticava abertamente o meu jeitão atrevido e meio safado -  "saliente" como diziam as meninas daquele tempo.
     Mas, um dia, de repente, não mais que de repente, ela passou por mim, sorriu-me docemente, e fez um sinal de que queria falar comigo.
Fui correndo. Correndo, não, voando! A deusinha, afinal, se rendia ao Don Juan de calças curtas...
     Com uma vozinha maviosa e celestial, como são as vozinhas das deusinhas, ela perguntou:
     - Tonico, podes me fazer um favor?
     Hummm,Tonico, detestável apelido! Mas, como era a minha deusinha, já estava completa e antecipadamente perdoada:
     - Claro, tudo que quiseres, meu bem!
     - Então, me entrega este recado para o teu irmãozinho lindo.
     - Ora, vai pro raio que te parta, não sou menino de recados!
     - Ah, nem pra isso serves?
     Olhou-me como se olha um repelente batráquio e foi embora, com o seu miserável e odiado nariz empinado.
Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 18/07/2009
Reeditado em 22/03/2011
Código do texto: T1705760
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.