As aventuras de Tonico - O desastrado poetinha

      Aos 14 anos, fiz o primeiro poema da minha vida, depois de ler um gibi em que aparecia uma história de Tarzan e Jane:
“Para te defender, ó Jane, minha paixão,
De tudo seria capaz, sem exageros vãos!
Até mesmo um feroz e faminto leão
Eu mataria com as minhas próprias mãos!”

     Confesso que jamais li qualquer história em que Tarzan matava um leão com as suas próprias mãos; geralmente, o fortão Rei das Selvas derrubava o bicho e metia-lhe a sua afiada faca. Mas eu, nos meus primeiros versos, por amor, sentia-me mais forte que o próprio Tarzan!
      Bom, mas, nesse tempo, eu estava apaixonado por duas menininhas. Uma, morena, que se chamava Rita, outra, lourinha, que se chamava Ângela. Todas as duas me enviavam lânguidos e significativos olhares, de modo que calculei que já estava tudo dominado, só faltavam mesmo as minhas respectivas declarações.
      Assim, a título de declaração de amor, enviei o poema para as duas musas - quem tem duas só tem uma, quem só tem uma não tem nenhuma, diz a voz do povo. Coloquei-o em dois envelopes, subscritei, e pedi para um colega entregar às respectivas destinatárias.
      Que nunca mais falaram comigo! Grande mancada: no envelope para Rita, eu colocara a declaração-poema para Ângela, e no envelope para Ângela, a declaração-poema para a Rita!...

Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 24/07/2009
Reeditado em 22/03/2011
Código do texto: T1716607
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.