O BURRO....A BURRA...E A MULA ?

Sabado 'a tarde, chuva torrencial, um quintal enorme, piscina, e com sete netos em minha casa passando o dia e sem poderem ir brincar la' fora, a coitada da avo' fazendo tudo que era ''coisa'' gostosa para eles comerem e eu distraindo com jogos e passatempos, mas crianca enjoa facil, facil.

Os menores foram jogar video game e eu e os maiores na varanda, comendo, bebendo e jogando coversa fora, a avo' se juntou e uma filha minha tambem e era bla bla bla..e de repente meu neto de 17 anos chama a prima de 8 de ''burra'', nem me lembro o motivo.

Ela comecou a chorar, fiquei danado com ele, acalmei-a, foi brincar em outro lugar, e ai comecou a discusao sobre a palavra ''burra''.......

Sabia, Rafa? que nao existe ''burra""?

Claro que existe vo, acabou de sair uma agora mesmo daqui!!!....rsrsrs

Pede desculpas Rafael!!! e vou te provar que nao existe burra...

Se voce cruza um cavalo com uma egua nasce uma egua ou cavalo

Se voce cruza uma egua com um jumento nasce um burro ou uma mula

Uma mula e' infertil, nao pode ter descendentes.

E entao? acabaram-se os cruzamentos, onde esta a ''burra''?

La' no quarto brincando..rsrsrs

Para Rafael!!! responde a pergunta corretamente.

Nao sei...mas que existe burra existe, nao existe a loura burra? rsrsrs..

Assim nao da' Rafa!!!

Ok vo!!! desculpa!!! nao sei...

Ok...cavalo...feminino....egua
burro.....feminino....mula e nao burra...falar burra no sentido de feminino de burro e' errado, o correto, o certo 'e mula.....burro de carga.....mula de carga e nao burra de carga....entendeu? tudo bem? nao vai mais chamar Sophia de burra?

Devo esclarecer que moramos fora do Brasil, estou ensinado o Portugues o melhor que posso para eles, mas 'e dificil....

Vou...se nao existe para animal existe para as ''mulheres""..."" burras'' rsrsrs

E...' homem burro tambem existe sabia? era minha filha falando, e voce esta demonstrando ser um deles...rsrsrs...e teimoso como um burro, ou como uma mula?

Entao tudo bem, tia, homem burro, mulher burra, rsrsrs esta' certo assim vo?

Nao senhor!!! homem/mulher ignorante...ou .. teimoso ( a ) ..sem usar burro e nem mula

Vo? podemos usar mula tanto para o feminino como para o masculino?

Sim.... eu trabalhei como um burro... eu trabalhei como uma mula..ja' burra nao da'.....eu trabalhei como um burro... eu trabalhei como uma burra? um homem falar assim fica estranho nao? mulher falando trabalhei como um burro ainda passa e como uma burra nao, porque nao existe burra de carga...repito e' mula, mula de carga, caramba vai indo longe demais....vou parar....rsrsrs....

Outras filhas e genros foram chegando e se juntado e a coisa foi longe...risadas...piadas..e ficou decidio que nesta familia tem:

Muitos burros de carga....muitas mulas de cargas.... ( a mulherada querendo exclusividade, achando que trabalham mais que os burros de carga e ai a conversa ja' virou outra coisa, quase sai sopapos e tapas..... rsrsrs)

Muitos burros...teimosos...ignorantes....e muitas mulas...teimosas...ignorantes... ( e ai a coisa pegou fogo de novo....ate hoje nao se sabem quem ganhou ou perdeu...eu acho que fui eu e a avo'...nos divertimos um bocado com os nossos ''tesouros'', nossos netos...rsrsrs)

E ficou decidido que tambem tem alguns ''cavalos'' sem educacao...tem os cavalos das ''almas'', ninguem soube explicar direito o que e' um cavalo das almas, nem eu sei direito...e' que a bisavo sempre falava assim : - "" fulano, aquele cavalo das almas...""mas nunca falou :- '' fulana, aquela egua das almas, nem mula das almas "" nao existe "" mula das almas"" mulherada 1 a 0... ficou decidido que cavalo das almas era o mesmo que sem educacao mas nem todos concordaram...tem algumas eguas que ainda nao foram domadas....outras eguas mansas, ja' domesticadas , facil de lidar e alguns burros chucros...e algumas mulas chucras...rsrsrs....e de burra nem se falou mais..e a mulherada so' na gozacao..

Burros tem bastantes nesta familia,era uma de minhas filhas falando, ela e' uma faladeira danada, isso sim, rsrsrs alias BURRO...humm!! e' o que mais tem rsrsrs....gritaria da homarada em geral, inclusive EU...ora essa!!! onde ja' se viu isso!!...uuuuu uuuuuuu uuuuuuu...e ja' que nao existe BURRA...fica decidido, e com muito orgulho, que nesta familia nao tem ..BURRAS... so' BURROS....rsrsrs....a mulherada aplaudiu , a homarada vaiou uuuu uuuu uuu

Nao senhora, esta errada a colocacao!!!, era um dos meus genros falando....

Tudo bem, no's os machos, os masculos, os poderosos ( e a mulherada so' na vaia uuuu uuuu uuuu) vamos consertar isto...aceitamos que existe o burro e nao tem a burra..mas tem a mula, e aqui nao tem nenhuma de carga..so mula de passear criancas ( uuuu uuuu uuuu ) e eguas de corridas,( uma delas ate' apelou ''cala a boca"") aquelas que so' dao despesas para o proprietario e nao ganha nunca um bom premio( nossa pra que que ele falou isso , a mulher dele, minha filha querida do coracao, virou fera, queria avancar...achou que era indireta pra ela e ficou pior quando ele confessou que nao era indireta era uma ''direta'', levou tapinhas nas orelhas..rsrsrs

A avo' fez cafe varias vezes, incrivel como as horas voaram e como foi divertido, a chuva tinha parado mas ja estava ficando tarde e foram indo aos poucos embora e ficamos so' eu e a avo' naquela casa enorme, silenciosa...a chuva voltou...fomos deitar... eu estava lendo um pouco para pegar no sono, alguns minutos depois a vo' me cutuca..

Zezito? ta' cordado?

To, Sere!! qui qui e'?

To pensando!!!nao existe burra mesmo? de onde entao veio esse negocio todo de.... burra?

Da lingua do povao Sere.!!!

Da lingua??? que lingua?? ate' se levantou nos cotovelos..olhei para ela estava de olhos arregalados de surpresa

Portuguesa Sere!!! Portuguesa!!!!

Fez uma cara de quem nao entendeu nada....deitou de novo de costas para mim e ouvi que falava consigo mesma..:-

Amanha logo cedo pergunto para a dona Maria Portuguesa que negocio e' esse de burra , lingua... ,e o que ""ela""a Portuguesa tem a ver com isso , ah se pergunto...

Comecei a rir sem parar..ela virou a cabeca e ficou me olhando...com um jeito...parei de rir na hora...eu heim!!! depois das decisoes de hoje a tarde terei que ter cuidado com a mulherada da minha familia....nunca mais vou saber o que sao, e eu fui o culpado...fui eu que comecei..mas elas acabaram....vencendo. 

                                                     *********************************

ps: engano corrigido, obrigado almerindo, a avo agradece...este assunto de burro...burra...mula..deixa qualquer avo ''pancada'' eheheh
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 16/08/2009
Reeditado em 19/12/2009
Código do texto: T1756508