Comédias da Vida

Não existe ditado mais certo que este:"A mentira tem pernas curtas" , e tem mesmo!Quando é descoberta uma mentira ,é ainda mais vergonhoso ela vir acompanhada de um "teatro" , nem me fale!.

Quando começou a construção do colégio , onde mais tarde eu estudaria, foi um acontecimento no bairro, já que não havia uma escola pública nas redondezas.

Começaram a contratar pessoas para a construção e para todos os serviços da obra.

Minha avó tinha um vizinho que foi nomeado para o ser guarda noturno na construção do colégio. Benedito, era o nome dele.A sua função era a de tomar conta da construção durante à noite para que nenhum material fosse roubado ou desviado.

E assim foi a construção durante meses, e Seu Benedito a passar as noites entre a ronda e a cama, sim, porque vez ou outra, ele ia para casa tirar "um cochilo".

O colégio já estava na fase final de construção, quando numa dessas intermináveis noites de ronda, o Seu Benedito sentiu aquele soninho, um friozinho que necessitava um cobertor e colchãozinho macio , então resolveu dar uma chegada na sua casa que ficava uns cem metros do local de trabalho.

Dormiu bem umas quatro horas e ainda meio sonado, depois de tomar um café quentinho que Dona Phina , sua mulher , tinha acabado de preparar, foi preguiçosamente vistoriar a obra.

Mal ele colocou os pés na rua já se deparou com algo que o deixou congelado.Havia sumido da obra ,uma enorme placa , na qual o governo anunciava o projeto da futura escola e data do inicio de funcionamento da mesma.Essa placa esteve ali durante meses, desde que a construção da escola havia começado.

Seu Benedito voltou para casa com uma terrível dor de barriga e dentro do banheiro, gritava os seus temores para Dona Phina:

_O que faço eu agora , mulher?Quando os engenheiros chegarem e derem por falta da placa?Ai que Deus me ajude! é capaz deles descontarem do meu salário !

E assim continuou fazendo as previsões de tudo que poderia acontecer-lhe.De repente teve uma idéia!

Já mais aliviado, ele sai do banheiro e diz para a mulher que havia pensado em algo para dizer ; talvez os engenheiros até ficassem com pena dele.

Assim entre a esperança e o temor , lá foi ele em direção ao novíssimo prédio da escola, ao encontro da chefia.

Os homens todos bem alinhados com ares de doutores, assim era naquele tempo; esqueci de dizer que esta história se passava nos meados do século XX;receberam o Seu Benedito , meios surpresos, pois o homem vinha em prantos e jogava-se aos pés deles.

_Senhores, não sabem o que me aconteceu: dizia o homenzinho entre lágrimas.

_Calma homem, diz lá! o que aconteceu? pergunta o chefe dos engenheiros.

_Estava eu fazendo a ronda aqui esta noite, quando um homem alto e forte, apontou para mim um revólver e ordenou que eu entregasse a placa do governo ,aquela que estava diante da construção!

Os engenheiros entreolharam-se e um deles perguntou:

_ O senhor entregou-lhe aquela enorme placa? E ele carregou sozinho?

Seu Benedito meio gaguejando respondeu:

-Ele não estava sozinho, tinha mais três comparsas esperando-o. Pegaram a placa , colocaram em um caminhão e saíram em alta velocidade!

Os engenheiros entreolharam-se novamente e caíram em gargalhadas, riram até não poder mais.

O Seu Benedito, muito sem graça, esboçou um risinho amarelo e questionou o por que de tantas risadas.

Ainda meio sem respirar direito pelo esforço das risadas, um deles explicou:

_ Oh! então Sr.! A placa foi retirada ontem por uma equipe da prefeitura, já no finalzinho da tarde! disse e continuou rindo.

As pessoas que estavam presentes na ocasião do acontecido contam que o Seu Benedito ficou tão vermelho que parecia que todo sangue do corpo tinha-lhe subido à cabeça, as orelhas pereciam dois foguetes prontos para estourar.

Pena que ele não tinha entrado para as artes cênicas quando jovem, pois a cena que veio a seguir lhe daria o tão almejado Oscar!

Desatou numa louca gargalhada que deixou todos desconsertados e naquele sotaque interiorano, ainda com os olhos cheios d'água, disse :

_Pensei que ninguém tinha visto a placa ser retirada,estava só querendo "inganá voceis ".

........

Já se passaram mais de setenta anos desde esse acontecimento e muita gente ainda se diverte com a história!