O CAIPIRA E O ESPINHO

Quinzinho do Gamelão estava com seu compadre Anézio batendo pasto na fazenda do Nicão. Na venda do Caticoco,contou o causo:

-Nois tava cabano a tarefa, quando o cumpade Aneso o "Purgão", rîçô o braço num coquero de macaúba e cravô um bitelo dum ispinho no braço dele. O ispinho entrô todo no braço dele. Eu fiquei pelejano mode tirá esse ispinho do braço dele cum canivete. Isgravatei o braço dele todo e nada do ispinho saí. Eu disacursuei e falei cuele pra banhá o braço cum arnica. O trem inframô, azangõ e ele me pidiu pra levá ele pra cidade mode pricurará um dotor, mode tirá o ispinho.

Entremo na jardinera mode i lá cidade. Eu sentei lá na frente e ele achô um lugazinho vago lá atrais e sentô pur lá.

O cobradô João Vermeio, tirô minha passage e eu falei:

-Cê intrega a passage do cumpade lá atrais, mais quem vai pagá é eu.

Dai a poco o cumpade falô:

-Cumpade Quinzinho, me impresta uma paia mode eu fazê um pito.

Eu falei que num tinha levado paia não, que eu tava quereno pará de pitá.

Passado um tempo, cheguemo na redoviara. Fumo descê mode pricurá um recurso pro cumpade. Eu disci lá imbaxo na prataforma e fiquei isperano o cumpade descê. Ele tava delatano muito e eu subi no ônibus traveis, mode vê o que que tava acunteceno. Ele tava discutino mais o motorista, o Margoso e cum o João Vermeio. Eu priguntei o que que tava acunteceno e o Joâo falô que o cumpade num quiria intregá a passage. Eu alembrei que o cumpade vivia lá na roça iguar bicho, quais num vinha na cidade e num tinha custume de viajá de jardinera e num cunhicia aquelas farmalidade.

Falei cuele pra intregá a passage, mode nois imbora. Ele num tava sabeno que que era aquilo não. Eu já sem paciença falei cuele:

-É aquele papilinho

que o cobradô te deu.

Ele respondeu:

-Ah, é aquele papilinho cheio de litrinha cuns garranchinho?

-É, é aquele mesmo.

-Tenho ele mais não...

Eu já bufano de raiva falei:

-Adonde que ocê infiô ele, cumpade?

Ele respondeu na bucha:

-Ah, eu pitei ele...

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 31/08/2009
Código do texto: T1784228