Lição de cidadania numa escola do interior!

O grande orgulho daquela escola do interior era a performance de sua turma de alunos iniciantes do primeiro grau, que cantava como ninguém os hinos alusivos as comemorações à pátria, e que fariam “corar de vergonha” uma recente intérprete maior do Hino Nacional Brasileiro, a internacional e brasileiríssima cantora Lanusca!

Esta fama correu todas as cidades vizinhas e em breve tempo chegou aos ouvidos do Secretário de Educação Estadual que rapidamente “engendrou” uma visita oficial até a cidadezinha e, conseqüentemente, à escola onde havia aquela preciosidade em termos de cidadania!

Aparato feito, toda a cidadezinha se mobilizou, fazendo com que aquela visita fosse o maior acontecimento da cidade nos últimos tempos.

Quando chegou à cidade, o Secretário de Educação acompanhado de toda a sua assessoria, fez questão de comparecer primeiramente a escola, onde já o aguardavam todas as autoridades municipais, toda a direção da escola, todo o corpo docente e, obviamente, todo o corpo discente, e mais, a população da cidade "em massa" e mais alguns convidados da cidades vizinhas!

Discursos iniciais feitos, após inúmeros e entusiasmados aplausos a todos os “discursantes”, o Secretário de Educação Estadual pediu um minuto de silêncio e proclamou:

--- Caríssimos! Agora eu gostaria de ouvir da boca destes

verdadeiros símbolos da cidadania nacional, o som do nosso Hino

Nacional!

Fez-se um silêncio sepulcral no recinto, chegando a causar até certo desconforto em todos os presentes.

O Secretário de Educação, com um sorriso já meio maroto, proclamou:

--- E então, criançada! Cantem o Hino Nacional Brasileiro!

Novamente o silêncio campeou no recinto e o desconforto tornou a assolar todos os presentes.

Nesse instante, o professor de música da escola discretamente aproximou-se do Secretário de Educação e cochichou-lhe algo no ouvido. O Secretário aquiesceu com um movimento positivo de cabeça e o professor postou-se em frente aos seus alunos, ergueu os dois braços em forma de regência e bradou:

--- Vamos lá, criançada! Ouvirundu ...

E um som de vozes maviosas infantis encheu o ambiente:

--- Ouvirum du Ipiranga, às margens plácidas, de um povo heróico

brado retumbante ...

HICS
Enviado por HICS em 02/10/2009
Reeditado em 02/10/2009
Código do texto: T1844616
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.