O AÇOUGUEIRO, O FREGUÊS E A EMPREGADA QUE VEIO DA ROÇA

Quando eu era balconista em um açougue, um dos fregueses me chamou em particular e me falou meio sem jeito:

-Escute, minha mulher está com anemia, e receitaram para ela uma coisa estranha...

-Pode falar, falei encorajando-o.

-Receitaram para ela farofa de testículos de boi...

Eu respondi rindo:

-Uai, os fregueses sempre me encomendam isso, só não sabia que era bom para anemia. O pessoal fala é bagos, grãos, mas testículos fica bem melhor. Pode deixar, eu vou pedir ao Nego Mariano lá no matadouro, e arrumo para o senhor e não vou cobrar nada, será oferta da casa.

O freguês homem de fina educação agradeceu e foi saindo. Quando ele já estava na porta do açougue, eu, sempre muito desbocado gritei:

-O primeiro boi sacudo que matarem, eu mando os bagos dele para o senhor. Nisso foi entrando uma senhora idosa no açougue e ficou toda sem graça.

-Eu e minha grande boca! pensei.

Uma vez por semana o cidadão ia pegar a carne que encomendava e eu discretamante embrulhava junto, a coisa.

Ele para evitar maiores constrangimentos, junto a empregada, fazia ele mesmo a farofa para a sua mulher.

Certo dia, ele mandou a empregada buscar a carne, e ao recebê-la abriu o embrulho e notou que eu não havia mandado a encomenda.

Ele sem graça, perguntou a empregada, recém chegada da roça:

-O açougueiro não mandou os testículos do boi?

-O que é isso? perguntou ela.

Ele mais sem graça ainda respondeu:

-Os colhões, ele não mandou os colhões do boi?

Ela ficou de boca aberta, sem entender nada.

-Os ovos, os ovos do boi.

-Esse homem tá doido, pensou ela, boi botar ovo...

-Os badalos, os badalos do boi, respondeu o homem já desesperado.

-Agora o boi virou sino, pensou a empregada assustada.

Profundamente irritado, o cidadão perdeu as estribeiras e gritou exasperado:

-É o saco, os bagos, a capanga, você não viu se o açougueiro tinhas os grãos de boi?

-Epa, tá pensando o quê? eu não vi não, além do mais ele estava de calças...

* * *

Condensado do livro "Historinhas contos e causos" do autor.