"DESAFORISMOS" E "DESDITOS POPULARES" (S)

SACO VAZIO NÃO PARA EM PÉ.

Se nem o comprimidinho azul fizer o sangue enchê-lo, o jeito é usar aquelas cuecas de nylon bem justas deixando-o para cima. Dá uma sensação de segurança...

SE CONSELHO FOSSE BOM, NINGUÉM DAVA.

É uma forma de “vender o peixe”. Não se ganha dinheiro mas satisfaz o ego de muita gente.

SANTINHO(A) DO PAU OCO.

Por dentro leva ouro de tolo e gato por lebre; por fora abraço de urso e lágrimas de crocodilo.

SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRES.

Parece que andaram rebaixando poderes lá na hierarquia celestial depois que criaram aquele outro ditado dizendo que “só Jesus salva”.

SE A BOTA É LARGA, A GENTE ENFIA OS DOIS PÉS.

Só não dá para sair por aí achando que é o gato de botas, aquilo é só uma lenda.

SE A TOCA É ANCHA, O TATU É GORDO.

E o Ibama está de olho nos caçadores. Quer dizer, pelo menos deveria.

SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME.

Resolva tudo como nos ditados: “se for hora da onça beber água”, você estiver ”no mato sem cachorro”, ou numa “sinuca de bico”, não adianta pensar que “vaso ruim não quebra”, nem que “vão-se os anéis e ficam os dedos”. Pode ser que seja esse” o dia da caça” e “a corda sempre arrebenta do lado mais fraco”. Então reze e vá pensando noutros ditados enquanto espera o desenrolar da fria em que se meteu.

SE FERRADURA DESSE SORTE, BURRO NÃO PUXAVA CARROÇA.

Realmente fica difícil para o burro. Com um “calçado” desses dá desânimo de fazer qualquer outra coisa na vida.

SER MÃE É PADECER NO PARAÍSO.

Verdade. Cada filho constrói o paraíso para a mãe na visão dele.

SOFRER DE VÉSPERA.

Apropriado aos adeptos do ditado “desgraça pouca é bobagem”.

SEGURO MORREU DE VELHO.

Experimente ficar sem pagar uma parcela. Morre no dia seguinte (a validade).

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 27/10/2009
Código do texto: T1889918
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.