MORRER PARA ECONOMIZAR 800 REAIS

Qual dos escritores e leitores do Recanto das Letras preferiria morrer para não ter que pagar multa ao IBAMA? Pois é... Aconteceu. Veja o que recebi do Senador Arthur Virgílio (PSDB-AM):

"SUCURI ABRE LONGO DEBATE SOBRE ECOLOGIA - Longo debate sobre meio ambiente foi desencadeado, no Senado, quando Arthur Virgílio pediu ao IBAMA punição para o fiscal que multou em R$ 800 reais um jovem amazonense que, atacado por imensa sucuri, conseguiu sacar a faca e matá-la.

O caso, ocorrido nas proximidades de Tabatinga, assinalou o senador, virou até notícia no Jornal Nacional da TV Globo. Primeiro por ter o jovem conseguido salvar-se, quando muitas vezes nem boi, onça, anta ou jacaré-açu consegue desvencilhar-se de uma sucuri. Depois, pelo fato insólito de o jovem ter sido multado porque, para sair com vida, matou a cobra.

"É preciso - disse o líder - que o Ibama identifique a figura estulta que praticou esse gesto, para colocá-lo longe do Instituto, que tem missão mais nobre a cumprir. Imagino a cena ridícula: será que, para economizar R$ 800 para família, o rapaz deveria morrer? Se a cobra tivesse levado a melhor, tudo ficaria por isso mesmo. Apenas se lamentaria a morte do jovem."" (¹)

É... O jovem do Amazonas foi multado pelo simples fato de possuir instinto de sobrevivência! Se ele nada tivesse feito e a cobra o tivesse pegado, sorte dele se morresse, pois em caso de escapar responderia pelo crime de tentativa de suicídio. Coitado. E o maluco que multou o valente amazonense? Foi aplaudido pelo Ministério do Meio Ambiente?

A Bíblia diz que o homem vale mais do que o cachorro. O IBAMA diz que a cobra vale mais do que o homem. A Bíblia está certa. O IBAMA é que está errado e deve ser processado por tamanha e ridícula insensatez.

(¹) Recebido a Assessoria de Imprensa do Senador Arthur Virgílio (assavn@senado.gov.br).

António Fernando
Enviado por António Fernando em 18/11/2009
Reeditado em 18/11/2009
Código do texto: T1931120
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.